Museu Regional discute soberania e democracia - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Museu Regional discute soberania e democracia

GIRLENO ALENCAR

O Museu Regional do Norte de Minas, vinculado a Unimontes, dá continuidade hoje (21), a programação especial da 16ª edição Primavera dos Museus, iniciado ontem e que prossegue até a sexta-feira (23), com o tema, Independência e Museus, exposições, palestras e seminários acontecem em 700 museus em todo o Brasil. Ontem teve início com a exposição “Bicentenário da Independência”, com a curadoria da equipe do museu Regional e a Exposição “Uma viagem do Velho Mundo ao Cerrado”, da artista Marly Gribel e as 19 horas a palestra “Bicentenário da Independência do Brasil: independências a conquistar”, ministrada pelo Antônio Alvimar Souza.

A expectativa da pesquisadora Karine Dias é que, em média, 300 pessoas passem no local durante os quatro dias de evento e nesse abordará a diversidade cultural e da pluralidade de experiências que envolvem esse acontecimento. “Além de renovar os olhares sobre os fatos históricos que cerca da Independência do Brasil”, explicou a pesquisadora.

Hoje, às 17 horas acontece a Exposição Virtual “A Arte Move o Mundo”, com curadoria da artista Ssara Diniz, nas redes oficiais do museu e às 19h30, a palestra “Independência do Brasil: Soberania e Democracia, 200 anos depois”.

No dia 22, às 15 horas, acontece a palestra “Museus e Decolonialidade: (Im)Possibilidades nas Atividades Curatoriais”, ministrada por Daniel Rocha. Depois, aceontece o encontro do Grupo de Leitura no Museu, com a discussão da obra “Mãe”, do escritor José de Alencar.

No dia 23, ás 19h30, acontece o lançamento do livro “Pelas águas da Medusa”, da escritora professora Katya Queiroz Alencar.