Mural “A Tecelagem” da artista plástica mineira Yara Tupynambá passará por restauração - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Mural “A Tecelagem” da artista plástica mineira Yara Tupynambá passará por restauração

Com riqueza de detalhes, a obra relembra um grande marco na história da indústria brasileira

Desde 1872, a produção têxtil passou a ser vista como grande oportunidade para o desenvolvimento da indústria no Brasil. A obra “A tecelagem” da artista Yara Tupynambá, busca resgatar e relembrar esse ponto importante da história brasileira através de imagens e ilustrações amparadas em registros históricos.

Instalado na sede do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de Minas Gerais, no icônico e histórico edifício Acaiaca, no centro da capital mineira, o mural produzido em 1980, conta com efetividade e riqueza de detalhes o início do processo de fiação e tecelagem na história da indústria brasileira. “A tecelagem” conta com dimensões de 5,32m x 1,82m. A obra foi realizada através da técnica vinil e pastel a óleo. O painel também está catalogado no livro “A História de Minas através dos Murais de Yara Tupynambá” e está inserido em capítulo especial dedicado exclusivamente à tecelagem.

Passados 44 anos de sua execução, o importante mural que já passou por processo de estabilização, será restaurado pelo Instituto & Memorial Yara Tupynambá e terá a coordenação do vice-presidente da instituição, David Luiz Valdez de Faria, que se diz honrado. “Estou orgulhoso em fazer parte deste projeto de recuperação e divulgação das importantes obras da artista Yara Tupynambá”, afirma.

O presidente do IMYT, Geraldo Porfírio da Silva, que também é genro da artista, conta que acompanhou desde o início a produção da obra. “Eu acabei vivenciando todo o processo da produção do mural desde seus estudos iniciais. A obra de Yara, a primeira dama da arte mineira, merece toda admiração e respeito. E é com enorme satisfação que participo de mais este feito”, salientou.

A coordenadora sindical, Valdete de Oliveira Vilaça, se mostrou bastante animada com o processo de restauração. “Participei desde o início da execução da obra pela artista Yara Tupynambá. O mural da Tecelagem, faz parte de minha história. E é com grande alegria que, juntamente com a arquiteta Marina Magalhães, vivenciaremos também seu processo de restauração pelo Instituto & Memorial Yara Tupynambá”, conta.