Promover o desenvolvimento agropecuário em Minas Gerais. Este foi o objetivo com a entrega de máquinas e equipamentos agrícolas a 27 municípios mineiros, entre eles Berizal, Bonito de Minas, Coração de Jesus, Espinosa, Jaíba, Janaúba, Juvenília, Montalvânia, Montezuma, Porteirinha e Rio Pardo de Minas, ambos no Norte de Minas.
A ação foi possível por meio de emenda parlamentar e de convênio entre o Ministério da Agricultura e a Emater-MG. Os municípios foram contemplados com 25 tratores agrícolas com grade e 15 motocultivadores com carretas. As máquinas foram adquiridas por meio de emenda parlamentar federal, de autoria do deputado federal Zé Silva. O total dos recursos é de R$ 2,8 milhões. Desse valor, a contrapartida da Emater-MG foi de R$ 60,8 mil.
“Eu procuro colocar os recursos na Emater para garantir que não seja uma distribuição de máquinas, mas uma entrega técnica onde eu sei que haverá assistência técnica cuidadosa e competente dos meus colegas extensionistas. Isso é valorizar a agricultura familiar e facilitar que haja mais produção e produtividade. E, assim, nós teremos dias melhores para a nossa agricultura”, afirma Zé Silva.
“É importante celebrar essa parceria, não só do ponto de vista econômico, mas também do político. A expectativa é que, cada vez mais, a união dos poderes Executivo e Legislativo leve benefícios para a população do estado”, ressalta o Secretário de Estado de Governo, Igor Mascarenhas Eto.
Os recursos foram destinados a um convênio entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além da contrapartida em dinheiro, a Emater-MG ficou responsável pela licitação da compra dos equipamentos, o recebimento e a cessão deles para os municípios.
“Sozinho, o agricultor familiar não iria conseguir ter à sua disposição esses equipamentos que são muito caros. Então a gente consegue, por meio deste convênio e parcerias com parlamentares, como esta com o deputado Zé Silva, levar este desenvolvimento para o homem do campo. Com isto, ele vai conseguir produzir mais, gerar mais renda, e vai gerar uma base de economia mais forte no município e demais setores”, diz o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia.
Assinado em 2019, o convênio entre a empresa de assistência técnica e o Mapa prevê a aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas, veículos utilitários e barracas de feira. “Nós consideramos que esta é um entrega técnica e muito qualificada porque são agricultores atendidos pela Emater, que recebem um maquinário que vai potencializar a produção deles e com o acompanhamento dos técnicos da Emater”, diz o subsecretário de Assuntos Fundiários da Seapa, José Ricardo Ramos Roseno. (Portal Emater- MG)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)