Municípios dispensam novas doses de vacinas contra a Covid-19 - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Municípios dispensam novas doses de vacinas contra a Covid-19

Uma surpresa no Norte de Minas: 23 municípios dispensaram a nova remessa 17.920 doses da vacina Coronavac para o enfrentamento ao Covid-19, que seriam usadas para o início da vacinação de crianças de seis a 11 anos. Eles alegaram que estão com doses em estoque para aplicação das doses 1 e 2 e que neste momento não precisaram receber nova remessa de vacinas Coronavac. A Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros informou ter um estoque de 10.720 doses de vacinas Coronavac. A Superintendência Regional de Saúde não informou quais são os outros 22 municípios que pediram para não receber mais vacinas.

Na quinta-feira, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros entregou 35.770 doses de vacinas da Pfizer, Coronavac e da Astrazeneca a 54 municípios que compõem a sua área de atuação. A nova remessa é destinada à continuidade de vacinação da população contra a Covid-19, com aplicação da primeira dose em crianças na faixa etária de cinco a 11 anos e em pessoas com idade superior a 12 anos. Também serão contempladas pessoas que aguardam a conclusão do período para a administração da segunda dose ou da dose de reforço.

A distribuição dos imunizantes ficou da seguinte forma: 30.420 doses da Pfizer para 54 municípios; 5.330 doses da Coronavac para 23 secretarias que solicitaram a entrega do imunizante para aplicação das doses 1 e 2. Atendendo solicitação, a SRS também repassou ao município de Bocaiuva 20 doses de vacinas da AstraZeneca. Nos dias 17 e 20 deste mês as secretarias de saúde do Norte de Minas receberam 24.740 doses de vacinas da Pfizer para aplicação da primeira dose em crianças.  Para esse público as vacinas estão acondicionadas em frasco na cor laranja, com dose de 0,2 mil, contendo 10 mcg da vacina Covid-19. A segunda dose deverá ser administrada num intervalo de oito semanas. Já as vacinas da Coronavac destinadas a crianças e adolescentes não imunocomprometidos tem a mesma dosagem aplicada na população adulta. O intervalo entre a primeira e a segunda dose é de 28 dias.

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes ressalta que a recomendação repassada às secretarias municipais de saúde é de que a vacinação de crianças seja realizada em ambiente específico e acolhedor. Não havendo disponibilidade de infraestrutura para essa separação, que sejam adotadas todas as medidas para evitar erros de vacinação. Outra orientação é que a vacina contra a Covid-19 não deve ser administrada de forma concomitante a outras vacinas do calendário infantil. O intervalo deverá ser de, pelo menos, 15 dias. Os profissionais de saúde também deverão informar aos pais ou responsáveis pelas crianças os principais sintomas esperados da vacinação contra a Covid-19, bem como a vacina que será aplicada. Além disso, deverão mostrar a seringa a ser utilizada e o volume que será aplicado. (GA)