Municípios da Serra Geral recebem Workshop de Educação Ambiental Empreendedora - Rede Gazeta de Comunicação
Municípios da Serra Geral recebem Workshop de Educação Ambiental Empreendedora

As cidades de Espinosa, Jaíba e Porteirinha irão receber, de 7 a 9 de agosto, três oficinas sobre Educação Ambiental Empreendedora. As capacitações são gratuitas e direcionadas para profissionais da educação de 15 municípios da região. A iniciativa é do Sebrae Minas, em parceria com o Consórcio União da Serra Geral.

O objetivo é disseminar o empreendedorismo, promover a inovação e estimular a consciência ecológica e atuação empreendedora. O público alvo são professores, supervisores, diretores e parceiros das duas entidades. A programação terá o mesmo conteúdo nos três municípios, com atividades das 8h30 às 16h30.

No dia 7 de agosto, o workshop será realizado na Câmara Municipal de Jaíba, para educadores da cidade e também de Verdelândia e Matias Cardoso. As inscrições devem ser feitas pelo Sympla. Já no dia seguinte, as atividades serão em Porteirinha, também na Câmara Municipal. Também serão atendidos profissionais de Janaúba, Pai Pedro, Serranópolis de Minas, Riacho dos Machados e Nova Porteirinha.

No dia 9 de agosto, será a vez de Espinosa receber a capacitação, que acontecerá no auditório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG). A ação será conduzida para cuidadores de Gameleiras, Catuti, Mato Verde, Monte Azul e Mamonas, além de Espinosa. Interessados em participar devem se inscrever aqui.

Durante a programação, cada município deverá indicar uma escola para que seja apresentada e desenvolvida um projeto piloto de educação ambiental empreendedora. “O Sebrae Minas divulga e apoia a iniciativa, oferecendo ferramentas para a construção coletiva de estratégias para serem implantadas nos municípios”, destaca a analista do Sebrae Minas Cleris Bibbo.

A coordenadora regional do Meio Ambiente do Consórcio União da Serra Geral, Rosélia Ferreira da Cruz, destaca que é preciso conscientizar os jovens sobre as questões ambientais. “Após essa capacitação, os cuidadores irão desenvolver planos de ação para despertar nos estudantes a consciência ambiental, principalmente, quanto aos resíduos sólidos. Eles precisam compreender que, ao desperdiçar os resíduos, poderão gerar renda e preservar o meio ambiente. A escola é um instrumento transformador”, ressalta.

Programação

Dias: 7, 8 e 9 de agosto (Jaíba, Porteirinha e Espinosa, respectivamente)

8h30 – Credenciamento

9h – Painel 1: Abertura – Apresentação do Projeto de Educação Ambiental empreendedora-

Apresentação e levantamento das expectativas acerca do projeto de Educação Ambiental empreendedora; levantamento e disponibilidades de recursos existentes e apresentação dos objetivos gerais do projeto;

9h30 – Painel 2: Planejamento de planos de ações de Sensibilização e mobilização social da comunidade para o sucesso do programa de coleta seletiva, limpeza urbana e educação ambiental

– Roda de conversa para o planejamento das ações

10h30 – Pausa para Café

11h – Painel 3: Novas tecnologias e valorização dos resíduos

– Revisão dos conceitos ligados ao lixo, sua geração, composição e importância ambiental;

12h – Almoço

13h – Painel 4: A escola como instrumento transformador e propagadora da Educação Ambiental

– Conscientização acerca das consequências do desperdício de recursos naturais;

– Conscientizar acerca da necessidade de redução do consumo;

– Promoção da atuação constante e silenciosa de cada cidadão a optar por uma conduta mais disciplinada acerca da separação de materiais recicláveis visando o bem coletivo:

– Planejamento de um modelo de plano de Educação Ambiental que privilegia soluções resolvidas para a redução da geração e que privilegia a reutilização e a reciclagem dos resíduos sólidos

14h30 – intervalo com Coffee Break

15h – Painel 5: Aplicação prática de diagnóstico da realidade ambiental local e regional

Tópicos a serem observados:

-Desenvolver um processo de ensino/aprendizagem com a adoção de ações participativas e inclusivas adaptadas à realidade das comunidades existentes.

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