Município surpreende e libera o uso de máscaras de forma geral - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Município surpreende e libera o uso de máscaras de forma geral

O prefeito Humberto Souto liberou o uso de máscaras de forma geral, em Montes Claros, contrariando até mesmo os critérios que tinha fixado anteriormente. Com o novo decreto do município, as máscaras agora são exigidas apenas no uso do transporte coletivo; na prestação dos serviços de saúde, bem como nos estabelecimentos de saúde; nos estabelecimentos de teleatendimento por centrais de atendimento telefônico ou similares; nos cinemas e teatros e para as pessoas que estiverem trabalhando com preparo e distribuição de alimentos. Ele recomendou a utilização do uso de máscaras para idosos acima de 65 anos e pessoas do grupo de risco. O decreto municipal 4.365, de 11 de março determinava que o uso das máscaras em locais fechados seria suspenso somente quando atingisse 70% da dose de reforço contra a Covid, ou seja, quando 227.689 pessoas estivessem vacinadas. Na sexta-feira, Montes Claros estava com 130.427 nessa situação, ou seja, faltando 97.262 pessoas.

Se seguisse o decreto que ele mesmo criou, o prefeito Humberto Souto poderia liberar o uso de máscaras apenas em locais abertos, com a quantidade apresentada de pessoas com a dose de reforço. O decreto determinava que a medida iria ocorrer quando 40% da população ativa estivesse vacinada, ou seja, 130.108 pessoas. Como terminou a semana com 130.427 alcançou a marca. A decisão do chefe do Executivo surpreendeu de forma geral, pois desde quando começou a pandemia da Covid-19, ele tem adotado uma postura conservadora, com muita rigidez e inclusive gerando criticas do presidente Jair Bolsonaro, como da exigência do cartão de vacinação até mesmo em agências bancárias. As escolas estão liberadas para decidir se cobrará ou não o uso das máscaras.

A professora Maria do Carmo Durães decidiu continuar usando o item de proteção individual, na noite de sábado, quando foi ao Centro Cultural e alega que tomou a decisão por querer continuando a vida. Seu modelo foi acompanhado pelo casal Lourival e Catarina Caldeira, que a acompanhavam. No seu novo decreto, o prefeito alega que o Município de Montes Claros atingiu o índice de vacinação da 3ª dose ou da dose de reforço, contra a Covid-19, de 40% das pessoas com idade acima de 18 anos e que com a flexibilização do uso de máscara por todos os Estados brasileiros, ressalvando a obrigatoriedade do uso em locais específicos, não existe mais justificativa epidemiológica para a manutenção da obrigatoriedade de uso, de forma isolada, pelo Município de Montes Claros.