Muita emoção marcou o encerramento do ano letivo da EJA - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Muita emoção marcou o encerramento do ano letivo da EJA

Nas noites de 14 e 15 de dezembro aconteceu o encerramento do ano letivo das escolas ofertantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Participaram do encerramento do ciclo a comunidade escolar; familiares; professores; gestores e profissionais da Secretaria Municipal de Educação (SME). Os presentes prestigiaram a certificação dos concluintes da 4ª e 8ª etapas, os quais receberam kits escolares disponibilizados pela SME, como incentivo à continuidade dos estudos para galgar novos sonhos.
Na Escola Municipal Mestra Fininha a solenidade teve início com a entrada dos formandos, seguida da execução do Hino Nacional e entrega dos certificados. Foram momentos regados de emoções e alegrias que contagiaram a todos, o que foi expresso no carinho dos padrinhos das turmas, no relato dos familiares e no rosto dos próprios estudantes. Duas estudantes da EJA agradeceram pela oportunidade de retomar os estudos, relatando essa fase de superação e conquista, embora em meio às dificuldades. A diretora Kátia Takaki pontuou a importância da continuidade dos estudos: “O conhecimento adquirido é a única coisa que ninguém pode nos tirar, os bens materiais estão passíveis de perda, mas a aprendizagem, essa é só nossa”.

Na Escola Municipal Joaquim José de Azevedo, o encerramento das atividades do ano letivo da EJA foi muito descontraído e emocionante, com música, dança, agradecimento e um delicioso jantar. Na oportunidade, os concluintes da 4ª e 8ª Etapas, com grande emoção, receberam os certificados. A direção, supervisão, psicóloga, assistente social, o corpo docente e demais servidores da escola conseguiram oportunizar esses momentos felizes aos estudantes da EJA.

A Escola Municipal Jason Caetano II realizou jantar festivo para marcar a finalização do ano letivo da EJA. Os estudantes receberam os certificados e foram homenageados pelos profissionais do educandário. Um dos estudantes agradeceu aos educadores pelo aprendizado ao longo do ano. Os professores ressaltaram a satisfação em trabalhar na escola. A diretora, Leila Robéria, agradeceu toda a comunidade escolar por mais um ano de conquistas, além de enaltecer o trabalho prestado pela SME. Concluídas as homenagens, um jantar foi servido ao som de violino tocado por um dos estudantes.
E na Escola Municipal Dominguinhos Pereira, o evento teve início a partir de um vídeo da trajetória dos estudantes em 2023, valorizando a participação dos mesmos no Projeto “Montes Claros na Trilha da Leitura”. Posteriormente, os estudantes da 4ª e 8ª Etapas receberam as certificações de conclusão. Na oportunidade, Maria Aparecida, concluinte da 4ª Etapa, destacou: “colegas, não desistam de continuar os estudos, pois esta é a melhor opção para termos maior autonomia e realizar nossos sonhos.” Em seguida, vieram os agradecimentos e incentivos dos profissionais, os quais ressaltaram a importância dos analistas da EJA no educandário. (Jerusia Arruda)