Mostra Modernos Eternos destaca obras de artistas mineiros apoiados - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Mostra Modernos Eternos destaca obras de artistas mineiros apoiados

Exposição vai acontecer de 18 de junho a 14 de julho, no IEMG, em Belo Horizonte, valorizando o trabalho de artistas de diversas regiões do estado de Minas Gerais

Obras de arte que revelam traços marcantes da cultura e da história centenária do povo mineiro estarão presentes na 9ª edição da Mostra Modernos Eternos, que acontecerá de 18 de junho a 14 de julho, no Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG), em Belo Horizonte. Mais de 30 artesãos ou associações de diversas regiões do estado de Minas Gerais atendidos pelo Sebrae terão as suas peças sendo expostas e vendidas no espaço Origem Minas Artesanato. Essa iniciativa do Sebrae Minas tem o objetivo de valorizar a identidade do artesanato mineiro e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, por meio da Diretoria de Artesanato.

O espaço foi desenvolvido pela arquiteta Ana Bahia, cujo diferencial do projeto é a simplicidade para traduzir e potencializar as ideias, de acordo com as características históricas, o perfil e as referências do artesanato mineiro. Na mostra, ela procurou inserir detalhes que equilibram arte, artesanato e arquitetura em momentos distintos.

“Procuramos mostrar algo que transcende a linha do convencional em um ambiente moderno e com identidade. Une o high tech à tradição para inscrever o morar em um patamar que acolhe e, ao mesmo tempo, permite que passado, presente e futuro andem no mesmo compasso. Utilizamos pedras, metal e linhas retas, que alinham o morar contemporâneo que aqui é humanizado com o que é feito à mão”, afirma Ana Bahia.

Desde 2017 o Sebrae Minas participa do Modernos Eternos com espaços dedicados a promoção e posicionamento do artesanato mineiro em ambientes de decoração. “O artesanato é um patrimônio do nosso estado e transcende outros territórios graças à alta habilidade de nossos artesãos em produzir obras especiais e que valorizam a sua própria origem. O ambiente positivo gerado em eventos de tal magnitude favorece a ampliação da rede de contatos, divulgação dos produtos, novas parcerias e aumento das vendas”, destaca a analista do Sebrae Minas Amanda Guimarães.

Processo manual

A artesã Alice Ribeiro Santos Pereira, de 49 anos, que integra a Associação dos Artesãos de Santana do Araçuaí (registrada em 1987), participa pela segunda vez da Mostra Modernos Eternos. Seu primeiro contato com a atividade ocorreu no período do nascimento do filho mais velho, Augusto, de 25. Atualmente, o primogênito ajuda a produzir bonecas em argila em Belo Horizonte, onde estuda e contribui com o aumento da renda familiar. Posteriormente, a filha de Alice, Mariana, de 16, também aprendeu o ofício e hoje atua diretamente em Santana do Araçuaí junto à família.

Alice considera que a participação na exposição vai enriquecer muito o portfólio dos 20 artesãos que integrarão o evento. “A experiência vai ser essencial para ampliar a visão do nosso artesanato a nível nacional. No ano passado, tivemos uma repercussão muito boa. A iniciativa ajuda muito a estabelecer uma relação com os nossos clientes, a divulgar o trabalho mais a fundo e a mobilizar novas pessoas vindo comprar diretamente em nosso território”, afirma.

Sobre o evento

A Mostra Modernos Eternos foi criada em 2014 em São Paulo, mas, a partir de 2016, passou a ser realizada em Belo Horizonte pela empreendedora, consultora e ativista ambiental Josette Davis. O evento cultural busca aliar arquitetura, arte, design, decoração, história e gastronomia, conhecido por enaltecer a união do passado com o presente, por meio de uma experiência única e inovadora. Ao longo dos anos, a exposição lançou o conceito do mix&match (mistura e combinação) do novo com o antigo no décor, com muita arte e equilíbrio, traduzindo um jeito contemporâneo e único de morar.

Uma série de atrações paralelos se soma à programação, com atividades especiais e ações de cultura, arte, moda e história. A mostra também visitas guiadas, minitalks e outros, com interlocução ampliada entre os envolvidos na mostra.