Em reunião ordinária da Câmara Municipal de Montes Claros, nesta terça-feira (12), vereadores expressaram preocupação com o aumento do número de pequizeiros mortos na cidade e na região. Um pedido formal de investigação das causas do problema será encaminhado pelo Parlamento aos órgãos ambientais, diante da ameaça do risco de extinção da planta nativa, caso medidas urgentes não sejam adotadas.
A vereadora Graça da Casa do Motor (União) destacou a mortandade de pequizeiros nas imediações das comunidades de Vaca Morta e Santa Rosa de Lima. Segundo ela, os moradores estão alarmados com a situação e solicitaram providências. A parlamentar informou que entrou em contato com a Secretaria de Meio Ambiente para cobrar uma resposta dos órgãos competentes.
O vereador Reinaldo Carrapicho (PSD) também demonstrou preocupação com o fato e pediu o apoio da imprensa local, para esclarecer à população as causas do fenômeno. “É preocupante ver a grande quantidade de pés de pequi morrendo. Não sabemos se isso ocorre por causas naturais, climáticas ou, até mesmo, criminosas. Por isso, pedimos que as autoridades competentes realizem uma investigação, pois não podemos permitir que isso continue”, enfatizou.
O vereador Soter Magno (PSD) ressaltou o fato de que, embora haja uma praga atingindo os pequizeiros em várias áreas da região, a morte em larga escala das plantas, especialmente em Vaca Morta e Santa Rosa de Lima, parece ser alarmante. O parlamentar afirmou que solicitará uma investigação formal junto à Polícia de Meio Ambiente para apurar as causas do problema.
A Secretaria de Meio Ambiente informou que recebeu solicitações sobre o problema e já está formalizando a denúncia junto ao Instituto Estadual de Florestas (IEF), uma vez que a área é de competência estadual, e acionará a Polícia de Meio Ambiente. A Pasta também informou que está elaborando uma comunicação oficial sobre o assunto.
Pequi: Um símbolo do cerrado brasileiro
O pequi é um dos frutos mais emblemáticos do Cerrado brasileiro, tanto pelo seu valor cultural quanto socioeconômico. Amplamente utilizado na culinária, o pequi representa a diversidade e a riqueza do bioma Cerrado, além de gerar emprego e renda em áreas empobrecidas e em terras áridas do país.
O tema inclusive já foi pauta, no Congresso Nacional, por meio de uma proposta de reconhecimento do mérito do pequi, com o objetivo de transformar Montes Claros na capital nacional do pequi (PL 193/2021). A iniciativa é de autoria do deputado federal Marcelo Freitas (PSL-MG) e visa valorizar ainda mais a importância da planta para o Norte de Minas e para o Brasil. (CÁSSIA SOARES)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)