As fortes chuvas que estão ocorrendo no Norte de Minas têm colocado várias cidades da região. No município de Montezuma, a barragem que faz a captação de água da Copasa está com 90% de sua capacidade e como não para de ocorrer chuvas, a Defesa Civil Municipal acionou a Copasa para ela colocar um extravasador no local, pois teme que ao transbordar a água inunde a cidade, que fica mais embaixo, colocando em risco a vida de milhares de pessoas. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais anunciou que mandará fazer uma vistoria no local.
A Copasa informa que a barragem na qual é feita a captação para abastecimento do município de Montezuma possui um sistema de vertimento livre, visando garantir a segurança da represa no caso de excesso de chuvas. A barragem foi construída para liberar a vazão excedente de água durante o período chuvoso. Neste ano, considerando o volume de chuvas acima da média, é provável que ocorra vertimento, conforme ocorrido há aproximadamente 10 anos. A Copasa esclarece que os níveis de água da represa têm sido monitorados, diariamente, pela equipe da Copasa no município.
No município de Indaiabira, a água invadiu duas casas e os moradores foram para residências de parentes. Segundo o prefeito, rios também transbordaram na zona rural deixando comunidades isoladas. Segundo o prefeito Vanderlúcio de Oliveira (Podemos), a água invadiu duas casas e os moradores saíram do local e foram para residências de parentes. Ninguém ficou ferido e não há desabrigados. O nível da água começou abaixar e uma das famílias já conseguiu retornar. Ainda de acordo com o prefeito, as chuvas atingem o município há oito dias e nesse domingo choveu mais de 140 milímetros. Rios na zona rural também transbordaram deixando estradas intransitáveis.
No município de Salinas, a barragem de Bananal transbordou depois de 14 anos com volumes comuns. Na cidade de Porteirinha, o rio Mosquito também transbordou e inundou vários bairros da cidade e deixou famílias desalojadas. Na cidade de Janaúba, a Barragem do Bico da Pedra está com 43% da sua capacidade e em dezembro o nível de água subiu 3,53 metros e desde outubro a barragem bico da pedra acumula cheia de 5 metros. Agora a represa gorutubana tem quase 6 metros de água a mais em relação ao dia 25 de dezembro de 2020. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)