Montezuma aciona Defesa Civil com medo de barragem transbordar - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Montezuma aciona Defesa Civil com medo de barragem transbordar

As fortes chuvas que estão ocorrendo no Norte de Minas têm colocado várias cidades da região. No município de Montezuma, a barragem que faz a captação de água da Copasa está com 90% de sua capacidade e como não para de ocorrer chuvas, a Defesa Civil Municipal acionou a Copasa para ela colocar um extravasador no local, pois teme que ao transbordar a água inunde a cidade, que fica mais embaixo, colocando em risco a vida de milhares de pessoas. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais anunciou que mandará fazer uma vistoria no local.  

A Copasa informa que a barragem na qual é feita a captação para abastecimento do município de Montezuma possui um sistema de vertimento livre, visando garantir a segurança da represa no caso de excesso de chuvas. A barragem foi construída para liberar a vazão excedente de água durante o período chuvoso. Neste ano, considerando o volume de chuvas acima da média, é provável que ocorra vertimento, conforme ocorrido há aproximadamente 10 anos. A Copasa esclarece que os níveis de água da represa têm sido monitorados, diariamente, pela equipe da Copasa no município. 

No município de Indaiabira, a água invadiu duas casas e os moradores foram para residências de parentes. Segundo o prefeito, rios também transbordaram na zona rural deixando comunidades isoladas. Segundo o prefeito Vanderlúcio de Oliveira (Podemos), a água invadiu duas casas e os moradores saíram do local e foram para residências de parentes. Ninguém ficou ferido e não há desabrigados. O nível da água começou abaixar e uma das famílias já conseguiu retornar. Ainda de acordo com o prefeito, as chuvas atingem o município há oito dias e nesse domingo choveu mais de 140 milímetros. Rios na zona rural também transbordaram deixando estradas intransitáveis.

No município de Salinas, a barragem de Bananal transbordou depois de 14 anos com volumes comuns. Na cidade de Porteirinha, o rio Mosquito também transbordou e inundou vários bairros da cidade e deixou famílias desalojadas. Na cidade de Janaúba, a Barragem do Bico da Pedra está com 43% da sua capacidade e em dezembro o nível de água subiu 3,53 metros e desde outubro a barragem bico da pedra acumula cheia de 5 metros. Agora a represa gorutubana tem quase 6 metros de água a mais em relação ao dia 25 de dezembro de 2020. (GA)