Montes Claros volta a registrar tremor de terra - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Montes Claros volta a registrar tremor de terra

A cidade de Montes Claros voltou a apresentar tremores de terra. Na madrugada de sábado, às 2h22 do dia 5 de março, os moradores foram surpreendidos com o forte estrondo e o Corpo de Bombeiros recebeu ligações dos bairros São José e Monte Sião, mas sem nenhum dano. Depois, o Núcleo de Estudos Sismológicos da Universidade Estadual de Montes Claros (NES/Unimontes) confirmou a ocorrência de um tremor de terra, com a magnitude preliminar de 2.2 na Escala Richter, registrada pela Estação Sismológica da Unimontes/Governo de Minas, localizada no Parque Estadual Lapa Grande. Os dados foram coletados nesta manhã e repassados às autoridades locais, conforme demanda.

É considerado um tremor de baixa intensidade. Os dados sobre a magnitude definitiva foram calculados pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis/UnB), referência nacional nos estudos de abalos e tremores de terra, com base no cruzamento de dados com outras cinco estações sismológicas do país. O cálculo final é de 2.3 na Escala Richter. De acordo com a localização divulgada pelo Obsis, o epicentro foi na região Noroeste de Montes Claros, próximo ao distrito de Nova Esperança, coerente com a localização da falha geológica já identificada no município.

O acadêmico João Vitor Vasconcelos, que reside no bairro Todos Santos, explicou ao Jornal GAZETA que levou um susto com o forte estrondo, mas ficou tranquilo quando observou que não ocorreu nenhum dano. Nos anos de 2009 a 2012 Montes Claros tinha se transformado em capital nacional dos tremores, com muitas casas apresentando rachaduras e queda de parte do telhado e os pesquisadores constataram que existe uma grande fenda na Serra do Mel, na área da Vila Atlântida. (GA)