Montes Claros teve índice Firjan com desempenho 33,7% superior - Rede Gazeta de Comunicação
Montes Claros teve índice Firjan com desempenho 33,7% superior

GIRLENO ALENCAR

O município de Montes Claros apresentou um aumento de 33,7% no Índice Firjan em relação a 2016, conforme dados divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro e copilados pelo economista Reinaldo Sandes, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Montes Claros. Ele lembra que o Índice Firjan de Gestão Fiscal – IFGF, que varia numa escala de zero a um, é um indicador que analisa as contas das prefeituras brasileiras através de quatro indicadores, Autonomia, Gastos com Pessoal, Liquidez e Investimento. De acordo com a metodologia do indicador, valores inferiores a 0,4 indicam Gestão Crítica, enquanto valores entre 0,4 e 0,6 indicam Gestão com Dificuldade. Por outro lado, resultados entre 0,6 e 0,8 são indicativos de Gestão Boa, enquanto valores superiores a 0,8 são indicativos de Gestão Excelente.

A atual gestão municipal de Montes Claros encontra-se no primeiro ano de seu segundo mandado e quando analisados os quatro anos do primeiro mandato, encerrado em 2020, percebe-se que, naquele ano, conforme demonstrado, o Índice Firjan do município teve um desempenho 33,7% superior ao verificado em 2016, último ano da administração anterior. Isso demonstra uma significativa melhora nos processos de captação e utilização dos recursos públicos do município ao longo do período estudado. Em 2020, o IFGF da Prefeitura de Montes Claros foi de 0,8229 (indicativo de Gestão Excelente). Tal índice, considerando os dez mais populosos municípios de Minas Gerais, foi o terceiro melhor apurado. O município norte mineiro ficou atrás apenas de Contagem (0,8748) e Betim (0,8624). .

Em 2020, o IFGF da Prefeitura de Montes Claros foi de 0,8229 (indicativo de Gestão Excelente). Tal índice, considerando os dez mais populosos municípios de Minas Gerais, foi o terceiro melhor apurado. O município norte mineiro ficou atrás apenas de Contagem (0,8748) e Betim (0,8624). O Índice que mede o grau de rigidez do orçamento e mostra quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal em relação ao total da Receita Corrente Líquida. No ano de 2020, mais de 1/3 das prefeituras brasileiras estiveram em situação crítica e gastaram mais de 54% da receita com pessoal. Da mesma forma que Belo Horizonte, Betim, Contagem, Juiz de Fora, Uberaba e Uberlândia, a gestão municipal de Montes Claros alcançou o índice máximo de desempenho, obtendo, assim, a excelência em gastos com pessoal durante o ano de 2020.

No índice de Investimentos

Esse índice mede a parcela da receita total dos municípios destinada aos investimentos que geram bem-estar à população e melhoram a competitividade e o ambiente de negócios atuantes no município. Com o índice de 0,4999 obtido, Montes Claros revela ter passado por dificuldade nesse sentido. Infere-se que tal fato seja reflexo da retração ocorrida na economia, em função da pandemia do Covid-19, visto que tal situação ocorreu na maioria dos municípios analisados. Ainda assim, Montes Claros obteve a quinta melhor classificação entre os dez mais populosos municípios mineiros, estando à frente de Uberlândia (0,4759), Belo Horizonte (0,4253), Juiz de Fora (0,3471), Governador Valadares (0,1786) e Ipatinga (0,1688).

O índice de Liquidez: é obtido através da análise do cumprimento das obrigações financeiras das prefeituras, verificando a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os recursos em caixa disponíveis para cobri-los no ano seguinte. Um total de 563 municípios (10,7%) terminaram o ano de 2020 sem recursos em caixa para cobrir as despesas postergadas para o ano de 2021. Sob esse aspecto, ainda considerando os dez mais populosos municípios de Minas Gerais, a Prefeitura de Montes Claros foi a única a obter a nota máxima em 2020, estando à frente dos demais municípios elencados.

O equilíbrio e o eficiente controle das contas públicas são de suma importância para um ambiente de negócio competitivo nos municípios brasileiros. Nesse sentido, com vistas à geração de emprego, renda e bem-estar para a população, cabe às prefeituras municipais colocar em prática um eficiente e transparente sistema de gestão dos recursos públicos à sua disposição, de modo a otimizar o seu uso e deles obter os melhores resultados possíveis. Nos últimos anos, a Prefeitura de Montes Claros, graças à seriedade da atual administração, de forma responsável e compromissada com a população montesclarense, tem desenvolvido ações que resultam na excelência da gestão dos recursos públicos captados, fazendo com que a cidade, nesse sentido, seja destaque entre as principais cidades do Estado de Minas Gerais.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: