GIRLENO ALENCAR
A cidade de Montes Claros está com um saldo positivo de 1.254 empregos em 2020, conforme levantamento do economista Reinaldo Cezar Sandes, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Foram 25.096 admissões e 23.842 demissões em 11 meses. De acordo com os últimos dados do Cadastro Geral de Empregos e Demissões, em novembro o município de Montes Claros apresentou ligeira queda na criação de empregos formais, quando comparado ao ocorrido ao mês outubro. Embora o município tenha criado 771 novos postos de trabalho em novembro, esse número é 21,81% inferior ao registrado no mês anterior. Coincidentemente, é praticamente o mesmo percentual de queda ocorrida em Minas Gerais (21,91%), alerta o economista.
Ele acredita que a ligeira queda no saldo de empregos formais em novembro seja ainda reflexo da pandemia do Covid-19 que, a exemplo do que ocorre no mundo inteiro, tem causado fechamento de empresas e, consequentemente, queda no emprego formal por elas criados. Ainda assim, é possível perceber através dos dados divulgados que os setores da economia de Montes Claros têm reagido bem aos transtornos causados pela doença. Quando analisados os setores da atividade econômica, percebe-se que para o período estudado, o setor Comércio se destacou com o melhor resultado no emprego formal, tendo gerado saldo de 377 novos postos de trabalho, o que representa 49,0% do total do saldo gerado por todos os setores. Os setores Indústria e Serviços se destacam em seguida com saldo respectivos de 221 e 214 postos. O município acumulou estoque de 80,3 mil empregos formais.
O economista Reinaldo Cezar afirma que os dados do CAGED/MTE para o período de janeiro a novembro de 2020, é possível inferir que o município de Montes Claros, depois de apresentar saldos negativos de fevereiro a abril, passou a apresentar saldos positivos no emprego formal a partir do mês de maio. “Nela é possível verificar que a pior situação para o emprego formal no município ocorreu no mês de abril do corrente ano, quando atingiu saldo negativo de 1.427 postos de trabalho. A recuperação se dá a partir do mês de junho”. Na análise dos 10 mais populosos municípios de Minas Gerais revela que, quando considerado o número de empregos formais criados para cada grupo de 10 mil habitantes, o município de Montes Claros caiu duas posições em relação à última apuração. Saiu do quarto lugar em outubro/20 para o sexto lugar em novembro/20, perdendo para Uberlândia, com 40,47 empregos criados para 10 mil habitantes; Belo Horizonte com 34,21; Betim com 28,35; Governador Valadares com 28,26 e Juiz de Fora com 21,31. Montes Claros ficou com 18,65 e está à frente de Ipatinga, com 9,68; Ribeirão das Neves com 6,41; Uberaba com 5,49 e Contagem com menos 23,11.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)