Montes Claros sem vacina contra a nova gripe - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Montes Claros sem vacina contra a nova gripe

Os montes-clarenses estão sem vacinas contra os vírus Influenza A – H1N1 e H3N2, e Influenza B, no novo surto que assusta a população. O GAZETA percorreu os postos de saúde do Cintra e Morrinhos, na área central da cidade, quando foi informado que Montes Claros sequer recebeu as vacinas. Na manhã de ontem, a Prefeitura de Montes Claros alegou que na Unidade de Saúde do Morrinhos tinha a vacina ontem e que recebeu poucas doses e estava aguardando nova remessa. Na rede particular, uma rede de drogarias estava vendendo a vacina por R$ 19,90, mas seu estoque acabou em pouco tempo. A vacina garante proteção contra os vírus Influenza A – H1N1 e H3N2, e Influenza B.

A vacina é contraindicada para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com história de anafilaxia a doses anteriores apresentam contraindicação a doses subsequentes. Contudo, na maioria dos casos, as vacinas contra influenza têm um perfil de segurança excelente e são bem toleradas. Quem fez o exame rápido contra a Covid-19 também recebia a resposta sobre a nova gripe. A Influenza é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D. O vírus A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e apresenta aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias. O Ministério da Saúde mantém a vigilância da influenza no Brasil por meio da vigilância sentinela de Síndrome Gripal (SG) e de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em pacientes hospitalizados.

A secretaria de Saúde de Montes Claros Dulce Pimenta disse que o município tem poucas doses da vacina contra influenza. O Ministério da Saúde (MS) disponibiliza este imunizante para grupos específicos (idosos, gestantes, puérperas, crianças, trabalhadores da saúde) durante a campanha.

“Após atingir metas de cobertura preconizadas pelo MS, o município poderia disponibilizar o que sobrou para a população em geral que procurasse. Seguimos estas orientações e hoje restam somente 500 doses que estão nas salas de vacinas e devem acabar até amanhã (quarta-feira (5))”, destacou a secretaria.

O MS deve retomar a campanha e a distribuição destas vacinas no mês de maio/2022, para a campanha deste ano. Alterosa (110 doses), Antônio Pimenta (70 doses), Aliança (10 doses), Vila Campos (30 doses), Ágata (20 doses), Morrinhos (4 doses), Vila Atlântida (10 doses), Vitória 2 (14 doses), Lourdes (6 doses), Planalto 2 (15 doses), UBS Renascença (14 doses), Shopping Center (100 doses), José Carlos de Lima (70 doses), São Judas (40 doses) e Ônix (30 doses).