Montes Claros retira toneladas de lixo das bocas de lobo - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Montes Claros retira toneladas de lixo das bocas de lobo

Aproximadamente 2,5 toneladas de lixo, areia e entulhos foram retirados pela Prefeitura de Montes Claros da rua João Alves Maurício, no bairro Jardim Panorama, em ação preventiva realizada pela Secretaria de Serviços Urbanos, que  intensificou a limpeza de bueiros e bocas de lobo em toda a cidade. O serviço é feito nos locais com maiores riscos de inundação. Diariamente, a equipe desobstrui de 10 a 15 bueiros. No caso do Jardim Panorama, a ação ocorreu depois de reclamações de entupimentos de bocas de lobo terem sido enviadas para as redes sociais da Prefeitura. A equipe compareceu para providenciar a desobstrução. 

Segundo José Geraldo Dias, coordenador da equipe de limpeza, o trabalho é realizado constantemente e retira, em média, uma tonelada de lixo e entulho, todos os dias, da rede de drenagem pluvial da cidade. “Realizamos a limpeza dos canais ao menos três vezes por ano, mas com rotinas maiores de desobstrução nas áreas consideradas iminentes de grandes alagamentos”, destaca. Guilherme Guimarães, vice-prefeito e secretário municipal de Serviços Urbanos, observa que a população precisa se conscientizar e ser parceira do município neste objetivo de evitar inundações, principalmente descartando o lixo de forma adequada e não depositando material de construção nem entulhos nas calçadas.

“Todo lixo jogado na rua, com as chuvas, é levado para as bocas de lobo. Faz-se necessário que as pessoas descartem o lixo sempre nos locais corretos. O nosso serviço de coleta de lixo é regular e não temos problemas. Lixo jogado na rua e podas de árvores deixadas nas calçadas serão levadas para os bueiros, causando entupimento. E entulhos e material de construção seguem o mesmo destino, provocando inundações”, alerta.