GIRLENO ALENCAR
O município de Montes Claros voltou a ter uma morte por causa da Covid, na quarta-feira, depois de ficar 33 dias sem esse tipo de ocorrência. O setor de epidemiologia informou que a vítima é um homem de 70 anos, hipertenso, que sentiu os primeiros sintomas em 13 de dezembro, estava internado e evoluiu para óbito no dia 03 de janeiro. Mas o registro no boletim de ocorrência foi confirmado apenas no dia 5. Com isso, Montes Claros chegou a 989 mortes por Covid-19, desde abril de 2020, quando ocorreu a primeiro óbito na cidade.
Segundo a prefeitura, a última morte tinha sido registrada em 1 de dezembro, mas foi contabilizado no boletim epidemiológico do dia 3 do mesmo mês. A paciente era uma mulher, 69 anos, portadora de doença hepática crônica, diabetes e hipertensão. Ela sentiu os primeiros sintomas em 10 de novembro e estava internada.
A cidade teve 197.903 casos notificados, sendo destes 45.110 confirmados. O município já aplicou 646.449 doses, sendo 313.849 com a 1ª dose, 281.566 com a segunda dose, 7.999 doses únicas e 43.035 doses de reforço. Com isso, Montes Claros tem 324.601 pessoas imunizadas, com as duas doses e mais a dose única.
Novos casos
Na quarta-feira (5) foram registrados 55 novos casos confirmados de Covid-19. Foram 23 homens e 32 mulheres com idades entre 12 a 78 anos. Todos sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica. O aumento dos casos confirmados gerou uma reação. A Prefeitura de Montes Claros intensificou as fiscalizações da exigência do passaporte vacinal nos estabelecimentos comerciais no município. Na última semana bancos foram notificados e multados. Quem estiver em desacordo com os decretos municipais poderá ser notificado, multado e ter o empreendimento fechado cautelarmente por crime contra a saúde pública. Ocorreram fiscalizações em todas as agências bancárias na cidade e uma delas foi notificada e multada. Um clube também foi multado em 200 UREF’s por não cumprir com as exigências dos decretos municipais. Diversas academias foram notificadas e o município vai intensificar as fiscalizações nos eventos, pois tem recebido várias denuncias.
A cidade de Montes Claros entrou em sinal de alerta, pois está ocorrendo a sobreposição de casos de gripe (H3N2) independente da imunização deste ano e de Covid-19, principalmente em pessoas não imunizadas. No caso de H3N2, a vacina atual não gera proteção, mas existe tratamento para síndrome gripal por Influenza. Importante destacar alguns pontos: Como não se sabe a gravidade e o impacto da ômicron no Brasil e nem da H3N2 porque ainda não conseguimos testar de modo suficiente e eficiente em ambas as doenças. A vigilância ainda é precária tanto na busca ativa quanto na notificação de casos suspeitos.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)