A Mostra Sesc de Cinema chega em sua quinta edição, em 2022, cada vez mais inserida e consolidada no circuito de festivais de cinema do Brasil. Sua principal característica é incentivar a produção nacional independente que não chega ao circuito comercial de exibição, priorizando a seleção de realizadores brasileiros que abordem temas ligados a pluralidade cultural do país ou que se desdobrem em olhares exteriores que dialoguem com as realidades brasileiras.
O projeto teve início com a edição nacional, estruturada para ocorrer em ambiente virtual – da seleção à exibição, ao longo de todo o mês de novembro, com 33 obras de 22 estados e do Distrito Federal. Já as Mostras Estaduais retomarão as exibições presenciais, proporcionando o encontro com os realizadores, o que é um destaque positivo e necessário desta edição. As obras foram avaliadas por comissões estaduais formadas por profissionais do Sesc e especialistas convidados. Em 2022, será realizado um circuito de mostras presenciais nas unidades do Sesc em Montes Claros e em outras três cidades. As exibições ocorrem com entrada gratuita, entre novembro e dezembro.
Obras premiadas em Minas Gerais
A cada ano, um filme destaque da mostra Panorama Estadual de cada estado é selecionado por meio do regulamento do projeto para ser licenciado e, consequentemente, receber um prêmio. Em Minas Gerais, o destaque selecionado por meio da curadoria da Mostra foi o filme CYCLONE.
Além do destaque da mostra Panorama Estadual, há também o destaque selecionado para a mostra Panorama Nacional, que teve o filme mineiro ABDUÇÃO selecionado, além do destaque da Mostra Infantojuvenil, com a premiação do filme A PRIMEIRA PERDA DA MINHA VIDA.
Mostra Sesc de Cinema
A Mostra Sesc de Cinema vem se consolidando como um dos principais canais de incentivo e fomento ao cinema independente do país. O projeto reúne produções que não conseguem encontrar espaço nos circuitos comerciais de cinema. Em 2022, chega a sua quinta edição premiando, com mais de R$ 100 mil em licenciamentos, obras vencedoras da mostra nacional.
Lançado em 2017, o concurso busca incentivar e dar visibilidade à produção cinematográfica brasileira que não chega ao circuito comercial de exibição, contribuindo para a promoção e o lançamento de novos talentos de todo o país.
Programação no Sesc Montes Claros
22 de novembro – 18h
Abdução
Controle de tráfego
Alta Frequência
Tinnitus
25 de novembro – 18h
ChaOsVID
Fique em Casa
Anáfora
A Cela
30 de novembro – 15h
A primeira perda da minha vida
1º de dezembro – 18h
(Eu)topia
EU NÃO SEI COSTURAR, LEMBRA?
CYCLONE
Terra de Mulheres
9 de dezembro – 18h
Nũhũ Yãgmũ Yõg Hãm: Essa Terra É Nossa!
Yãy tu nũnãhã payexop: encontro de pajés
15 de dezembro – 18h
Arrivederci
Se é verdade não sei, mas que existe, existe!
Batutas do Coreto
Fi de Quem?
22 de dezembro – 18h
África em São João del Rei
Não vim no mundo para ser pedra
Minero di Mina
Adeus, Calon (Ascom Sesc-MG)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)