O curso de Arbitragem com o árbitro da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Cássio Jander, foi encerrado no domingo (19). Com duração de três dias, a formações foi realizada sede administrativa da Associação Educacional Esportiva e Social do Brasil (AEESB) e na Unimontes.
Durante as palestras, o árbitro apresentou regras e as atualizações do handebol. Participaram estudantes que puderam aprender sobre técnicas e aumentarem conhecimento prático acerca da modalidade. Na oportunidade, os presentes tiveram a chance de fazer aula prática, prova física e escrita, súmulas e relatório de jogo. As aulas tiveram duração de 40h, com vagas limitadas.
Fizeram parte do workshop alunos das cidades de Belo Horizonte, Guanhães, Bom Jesus da Lapa, Januária, Itacarambi, Jaíba e Montes Claros. A ação, por sua vez, foi uma realização da Federação Mineira de Handebol (FMH), que contou com o apoio do Montes Claros Handebol, da AEESB e da Prefeitura de Montes Claros.
“O Curso de Arbitragem de Handebol, da Federação Mineira de Handebol, buscou expandir a compreensão da arbitragem para formação de novos árbitros, bem como apresentar as atualizações e recomendações e aplicações das regras disponibilizadas pela Confederação Brasileira de handebol e da Federação Internacional de handebol (IHF)”, destacou o palestrante.
Ainda segundo Jander, no decorrer da oficina, os novos árbitros apresentaram personalidade, habilidade, espírito de grupo e habilidade para trabalhar sobre pressão, aplicando algumas provas quanto ao barulho e manifestação de torcida, por exemplo.
“Características essenciais para ser um árbitro de handebol. Após o curso, o árbitro faz a solicitação do ingresso no quadro de arbitragem da FMH. A realização do curso não garante que ele será apto, pois isso depende das necessidades do momento e do desempenho do aluno no curso”, detalhou.
Cássio explica que ainda há um processo para aqueles que queiram seguir na função, e comentou sobre o quão fundamental é trazer conteúdos assim para o Norte de Minas. “Após o curso, o árbitro ainda passará pelo um estágio de 10 jogos realizados pela FMH. Para evoluir, depende somente de seus desempenhos nos estudos das regras e condicionamento físico. Esse curso de formação também é de grande importância para região já que o Handebol Norte de Minas sempre consagrou e conquistou lugar de destaque nas competições realizadas pela FMH e CBHb”, finalizou.
Qualificação profissional
Durante o momento, o gestor da AEESB, Andrey Souza, falou da importância de trazer mais capacitações para a nossa região. A intenção da entidade, por sua vez, é trazer ensinamentos para a área de gestão esportiva. Na oportunidade, Andrey agradeceu a presença de todos e parabenizou pela sede de conhecimento despertado aos estudantes.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)