Montes Claros realiza 'Dia D' de combate à dengue - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Montes Claros realiza ‘Dia D’ de combate à dengue

A Prefeitura de Montes Claros realizou no sábado (26), mais um ‘Dia D’ de combate à dengue, para recolher materiais inservíveis que são potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, como pneus, vasilhames, garrafas pet, latas, garrafas de vidro, sucatas de tanquinhos e geladeiras, lonas e vasos sanitários. A ação aconteceu nos bairros Bela Vista, Castelo Branco, Edgar Pereira, Jardim Brasil, Jardim Eldorado, Nova Morada, Santa Eugênia, Santos Reis, Vila Antônio Narciso, Vila Atlântida, Vila Mauriceia, Vila Oliveira e Vila São Francisco de Assis. O recolhimento foi realizado das 7h às 13h.

O primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) realizado neste ano apontou um índice de infestação de 14,3% em Montes Claros. Isso significa que a casa 100 casas pesquisadas pelos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), 14 apresentaram criadouros do mosquito. O levantamento foi feito entre os dias 17 e 21 de janeiro. Segundo o município, a população tem um papel fundamental nesta luta e deve seguir as principais medidas de combate: providenciar limpeza periódica e vedamento dos tambores e tanques; limpar semanalmente os ralos e usar tela de malha fina; destinar o lixo para coleta pública; escoar a água dos pratos de planta; Limpar e drenar calhas, lajes e piscinas. Para denunciar focos do mosquito, o morador pode ligar para os telefones (38) 2211-4400 ou 0800-283-3330 (Disque-Dengue).

Morte por dengue

A primeira morte por dengue em Minas Gerais em 2022 foi registrada em Espinosa. A Secretaria Municipal de Saúde informou o óbito foi no mês de janeiro e a vítima tinha 56 anos. Ela chegou a ser atendida numa unidade hospitalar. Outras duas mortes pela doença ainda são investigadas. Até o dia 15 de fevereiro, o estado registrou 4.791 casos prováveis de dengue. Desses 1.289 casos foram confirmados para a doença. (GA)

%d blogueiros gostam disto: