Montes Claros quer pagar moradores para entregar resíduos em galpões - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Montes Claros quer pagar moradores para entregar resíduos em galpões

GIRLENO ALENCAR

Os moradores de Montes Claros serão pagos pela Prefeitura de Montes Claros para recolher e entregar o resíduo sólido produzido em cada casa, em projeto inédito a nível nacional. Por isso, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento de Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor), vinculada a Universidade Estadual de Montes Claros foi contratada para desenvolver o cadastro técnico imobiliário e a elaboração do plano de macrodrenagem e roteirização da coleta de resíduos sólidos em Montes Claros. O extrato foi publicado no Diário Oficial de ontem.

O secretario municipal de Serviços Urbanos, Guilherme Guimarães explica que Montes Claros produz 248 toneladas de resíduos por dia o que dá 6.500 toneladas por ano. Porém só recicla 1%. A meta é reduzir 10% no primeiro ano e com isso, a Prefeitura economizar R$ 2,5 milhões por ano. O morador será estimulado a entregar o material reciclável nos cinco galpões espalhados na cidade e esse morador seria estimulado financeiramente para esse ato. O quinto galpão será instalado no bairro Village do Lago. Numa próxima etapa, será estimulado o lixo orgânico, para apoiar as hortas comunitárias na cidade.

Na visita do procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, a Prefeitura de Montes Claros solicitou que o Ministério Público articule a doação de cinco caminhões, um para cada galpão da cidade, a ser usado nesse projeto de recolher esse lixo nos pontos indicados por cada morador.