GIRLENO ALENCAR
O município de Montes Claros tem de vacinar mais 26.386 pessoas com a dose de reforço para liberar a população do uso de máscara em locais abertos. É que o decreto 4.365 assinado pelo prefeito Humberto Souto determina que a medida seja implantada quando atingir o índice de vacinação com a terceira dose de 40% das pessoas com idade acima de 18 anos. Montes Claros tinha alcançado até ontem o percentual de 109.357 e precisa chegar aos 135.749 para alcançar os 40%. A cidade tem 337.254 pessoas com a primeira dose, 304.534 com a segunda dose, 7.999 com a dose única.
A melhora nos índices epidemiológicos da Covid-19 em Montes Claros, bem como a redução dos casos que exigem internações hospitalares, fizeram com que a Prefeitura de Montes Claros, através estabelecesse medidas quanto à obrigatoriedade do uso de máscaras. Assim, fica decretado que, tão logo o Município de Montes Claros atinja o índice de vacinação com a terceira dose de 40% das pessoas com idade acima de 18 anos, conforme recomendado pelo Estado de Minas Gerais, ficará dispensada a obrigatoriedade de uso de máscaras em ambientes abertos. Hoje, esse percentual está em 31,53% (107 mil doses).
O decreto ainda estabelece que, quando 70% da população acima de 18 anos já tiver recebido a dose de reforço, ficará dispensada a obrigatoriedade de uso de máscaras também em ambientes fechados. A apuração dos índices será realizada através do boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde. É interessante destacar que permanecerá obrigatória a utilização de máscaras no transporte público municipal, enquanto vigorar a restrição para os ambientes fechados.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)