Montes Claros pede verba das inundações para ampliar canal do rio Vieiras - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Montes Claros pede verba das inundações para ampliar canal do rio Vieiras

GIRLENO ALENCAR

A Prefeitura de Montes Claros solicitará hoje (7) ao Governo Federal a liberação de recursos destinados aos danos causados pelas inundações para reconstruir o canal do córrego Vieiras, na avenida José Correa Machado, que foi afetado com as chuvas do início deste ano, com o deslocamento das placas de concreto.

O vice-prefeito Guilherme Guimarães explica que a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Compdec) está elaborando o Formulário de Desastres (FIDE) para saber o que pedirá. Ele lembra que está sendo elaborado o projeto para resolver o problema das inundações do canal Vieiras, nos moldes do que ocorreu na avenida Vicente Guimarães.

O vice-prefeito explica que o canal do rio Vieiras recebe todo fluxo de água dos bairros Todos Santos, Jardim São Luiz e Ibituruna e quando ocorre chuvas, a sua calha não suporta a carga e inunda aquele trecho da cidade. Por isso tem de ampliar a largura do canal, que oscila entre 3 e 30 metros, para suportar uma carga maior, criando assim um piscinão, para absorver a água que deságua no local. Guilherme Guimarães explica que essas inundações ocorrem a cada 10 anos, em consequência do crescimento demográfico dos referidos bairros.

Por sinal, ele afirma que o prefeito Humberto Souto decidiu priorizar neste ano a solução da drenagem na cidade e por isso, a cada três meses, apontará três áreas a serem drenadas. A lista de prioridade tem a Vila Real, depois Itatiaia e por fim, o Raul Lourenço, em obras estimadas entre R$ 1 milhão e R$ 1,5 milhão, cada. De imediato, será feito serviço no lado esquerdo do Barcelona, em ruas que sequer foram asfaltadas, assim como no Distrito Industrial, com melhoria das avenidas onde estão as fabricas.