Montes Claros no projeto “Arte nas Águas de Minas” - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Montes Claros no projeto “Arte nas Águas de Minas”

O projeto “Arte nas Águas de Minas” abriu mais um edital para seleção de artistas, desta vez voltado para Contagem, após a divulgação dos artistas escolhidos de Divinópolis. A iniciativa, que transformará unidades da Copasa em galerias de arte urbana, também tem Montes Claros como uma das cidades contempladas para receber obras.

Entre outubro de 2023 e março de 2025, o projeto promoverá a criação de 18 murais em seis cidades do interior mineiro: Montes Claros, Divinópolis, Contagem, Araxá, Pouso Alegre e Coronel Fabriciano. A água será o tema central, com os murais assinados por seis renomados artistas nacionais e internacionais, além de 12 talentos locais, dois de cada cidade. Em Montes Claros, será aberta convocatória para seleção de artistas, que se somarão à transformação artística das unidades da Copasa.

Montes Claros, reconhecida como um polo cultural e artístico no Norte de Minas, será palco para essa importante ação, reforçando seu papel como um centro promissor para as artes visuais no estado. A expectativa é que o projeto não só valorize a estética urbana da cidade, mas também fortaleça a visibilidade dos artistas locais e a conexão com a comunidade.

Além dos murais, os artistas selecionados de cada cidade deverão ministrar oficinas para jovens e adultos, ampliando o impacto social e educativo do projeto. Cada artista receberá um cachê de R$5 mil pela criação da obra e condução da oficina.

Montes Claros já tem uma história marcada pela valorização da cultura e das artes, e com essa iniciativa, a cidade reafirma seu compromisso com a arte urbana e o desenvolvimento cultural, inspirando futuras gerações de artistas e proporcionando um novo olhar sobre o espaço urbano e seus significados.