A Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros nega que tenha até o momento, o registro de aplicação de vacinas vencidas na cidade. Os cinco pacientes que entraram em contato com a Secretaria Municipal, após a divulgação da reportagem, receberam a vacina antes do vencimento. A Prefeitura conta com um sistema digital de gerenciamento dos serviços de Saúde (“Mais Saúde Digital”), que possui um mecanismo para impedir que ocorra esse tipo de erro. As informações é que em Minas, Gerais, 2.471 doses de Astrazeneca têm registro de aplicação fora da validade. As doses estão registradas no sistema do Ministério da Saúde em 354 pontos de saúde no Estado, dispersos por 253 cidades mineiras.
Os dados são de um levantamento feito por O Tempo a partir de denúncia publicada pela “Folha de São Paulo” nesta sexta-feira (2). A cidade que mais teve registros em Minas, fora a capital, foi Centralina, com pouco mais de 10 mil habitantes, localizada no Triângulo Mineiro. São Geraldo e Governador Valadares completam o pódio, conforme os dados coletados.
Em Belo Horizonte, a prefeitura negou que houve aplicação incorreta, e alegou que as informações foram inscritas de forma incorreta no sistema do Plano Nacional de Imunização. Pelo Twitter, a prefeita de Contagem, na região metropolitana, disse aos seguidores para “ficarem tranquilos”. “A Prefeitura de Contagem não utilizou vacinas com data de validade expirada na população”, pontuou. Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que “as vacinas recebidas do Ministério da Saúde foram distribuídas e entregues aos municípios mineiros dentro do prazo e com prazo de administração anterior à data de vencimento”.
Ainda de acordo com a nota, a SES “está em contato com os municípios para conferir se as aplicações foram realizadas fora do prazo e registradas no Vacinômetro e no SI PNI, além de orientar as medidas que serão tomadas a partir do resultado desta análise”. A Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros informa que, até o momento, não existe registro de aplicação de vacinas vencidas na cidade. Os cinco pacientes que entraram em contato com a Secretaria, após a divulgação da reportagem, receberam a vacina antes do vencimento. A Prefeitura conta com um sistema digital de gerenciamento dos serviços de Saúde (“Mais Saúde Digital”), que possui um mecanismo para impedir que ocorra esse tipo de erro. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)