O prefeito Humberto Souto assinou ontem a ordem de serviço de 750 metros da via de acesso ao Parque Estadual da Lapa Grande, em evento on line. O acesso tem extensão de 3,5 quilometros ao todo e no evento o prefeito pediu ao Instituto Estadual de Florestas que administra o parque, para realizar o restante da obra. O Parque Estadual da Lapa Grande está localizado em Montes Claros, a 12 km do centro. A unidade de conservação possui cerca de 7,6 mil hectares, onde estão os principais mananciais de fornecimento de água para cerca de 30% da população do município. Está inserida na zona de transição entre os biomas Cerrado e Caatinga, apresentando ainda remanescentes de Mata Seca.
O local abriga a Gruta da Lapa Grande, que possui três km de extensão (uma das maiores de Minas Gerais), além de outras 60 grutas que, juntamente com nascentes e trechos de mata ciliar, compõe o cenário perfeito para os amantes da natureza. O parque abriga também mais de mil pinturas rupestres catalogadas, contando um pouco sobre a história da humanidade e também sobre a origem de Montes Claros, já que também abriga sedes das fazendas que deram origem a cidade.
O acesso ao parque, saindo da Vila Atlântica, foi formada por invasão de famílias carentes e a Prefeitura até tinha pensando em promover a reintegração de posse, com a demolição das casas. Mas a Prefeitura concedeu a regularização dos imóveis. Agora, quer urbanizar a área, para atrair turistas. O local sempre encantou o então presidente Juscelino Kubistchek e o vice-presidente José Alencar, que gostavam de assistir shows de serestas na Fazenda Quebradas, inclusive deixou uma dedicatória da parede da casa. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)