Montes Claros licita castração de 3,5 mil cães e gatos - Rede Gazeta de Comunicação
Montes Claros licita castração de 3,5 mil cães e gatos

A Prefeitura de Montes Claros esta licitando clínicas veterinárias ou hospitais veterinários para castrar 3.500 cães e gatos na cidade, tendo em vista a superlotação destes animais na cidade. São 800 cães machos a serem esterilizados cirurgicamente através de orquiectomia, realizados exclusivamente por médicos veterinários. Os procedimentos deverão ser realizadas exclusivamente por clínicas veterinárias e/ou hospitais veterinários em 1.300 cães fêmeas através de esterilização cirúrgica ovariosalpingohisterectomia exclusivamente por médicos veterinários. Os procedimentos deverão ser realizados exclusivamente por clínicas e ou hospitais veterinários.

Também serão castrados 550 gatos machos através de esterilização cirúrgica orquiectomia e 850 gatas fêmeas através de esterilização cirúrgica ovariosalpingohisterectomia. A licitação estava marcada para dia 22 de janeiro, mas como três empresas de São Paulo pediram esclarecimentos se podiam fazer a castração em mutirão com castramovel, que foi indeferido, a licitação foi remarcada para dia 7 de fevereiro.

A constatação de que Montes Claros tem uma superpopulação de 80 mil cães e gatos sendo 65 cães e 15 mil gatos soltos nas ruas da cidade causa preocupação desde 2021, quando levou a Prefeitura de Montes Claros a realizar o programa de manejo populacional, para realizar o controle reprodutivo através de cirurgias de castração, desenvolvendo ainda ações de mobilização social e educação em saúde. O programa se tornou possível após a aquisição do veículo Castramóvel, local onde são realizadas as cirurgias dos animais. O Castramóvel possui uma estrutura com três salas, onde serão realizadas as cirurgias e os procedimentos pré e pós-cirúrgicos.

O programa de castração será destinado aos cães em situação de rua e também aos animais pertencentes a famílias carentes. No trabalho com os cães de rua, equipes do município deverão recolher os animais e levá-los ao Centro de Controle de Zoonoses. No local eles serão castrados e microchipados. Após 10 dias de recuperação, não havendo surgido nenhum interesse em adoção, os animais serão soltos no mesmo local de que foram retirados. Já para os cães que pertencem a famílias carentes, haverá um acompanhamento através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), onde será realizado um inquérito canino e o devido agendamento para a realização da cirurgia. É importante destacar que a população não deve procurar o CCZ para a realização do procedimento, uma vez que o mesmo será feito apenas por agendamento. (GA)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: