Montes Claros investiga oito mortes por chikungunya e dengue - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Montes Claros investiga oito mortes por chikungunya e dengue

GIRLENO ALENCAR

Estão sendo investigadas as mortes de sete pessoas por complicações provocadas pela febre chikungunya e uma pessoa por dengue, em Montes Claros. Os exames laboratoriais estão sendo realizados em Belo Horizonte.

O Boletim Epidemiológico de Minas Gerais, divulgado ontem, mostra que Montes Claros esta com 17.020 casos notificados de dengue, 7.177 de chikungunya e três mortes e 24 casos de zika vírus, sendo uma das cidades com alta infestação. Minas Gerais registrou 131.032 casos prováveis (casos notificados exceto os descartados) de dengue. Desse total, 46.619 casos foram confirmados para a doença. Há 15 óbitos confirmados por dengue em Minas Gerais e 64 óbitos em investigação.

Em relação à febre chikungunya, foram registrados 36.011 casos prováveis da doença, dos quais 10.895 foram confirmados. Até o momento, foram confirmados quatro óbitos pela doença no Estado e outras 14 estão em investigação. Quanto ao vírus zika, até o momento foram registrados 164 casos prováveis. Há dez casos confirmados para a doença e não há óbitos por zika em Minas Gerais, até o momento.

A Prefeitura de Montes Claros implantou o serviço ambulatorial de reabilitação pós-chikungunya. O serviço está disponível para atendimento aos pacientes com sequelas ou incapacidade física ocasionada pela doença. O tratamento é destinado às pessoas que apresentem quadro de dores, perda parcial ou total dos movimentos ou sintomas diversos associados à doença por um período igual ou superior a 30 dias.

Para ter acesso ao tratamento o paciente deve comparecer à Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa, onde será realizada a solicitação. A partir daí, o paciente será encaminhado para uma equipe multidisciplinar composta por ortopedista, acupunturista, enfermeiro, assistente social, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo e terapeuta ocupacional. O tratamento será realizado no Centro de Reabilitação Física/Órteses e Próteses, no bairro de Lourdes. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.