A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros (SEMMA) possui vários projetos e programas para preservar os recursos hídricos do Município. A cidade de mais de 400 mil habitantes fica em uma região onde a seca prevalece durante a maior parte do ano, daí a importância das medidas de preservação da água.
Barramentos, barraginhas, cercamento de nascentes, contenção de processos erosivos e sistemas de captação de água de chuva são fomentados na zona rural da cidade, através de editais do CODEMA (Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente).
Os barramentos mantêm a água perene durante todo o ano. As barraginhas, que estão por toda a zona rural, servem como captadoras das águas das chuvas e alimentam os lençóis freáticos, sendo de grande importância para a preservação da água e o abastecimento das bacias hídricas.
O secretário de Meio Ambiente da Prefeitura, Soter Magno, enfatiza que a cidade recebe grande número de água no período chuvoso, que dura cerca de quatro meses, e para o restante do ano é preciso reter essa água de forma inteligente, fazendo uso do recurso de maneira sustentável.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)