GIRLENO ALENCAR
Tem início hoje (1º/2), as aulas em 45 escolas de ensino particular de Montes Claros, desde o ensino infantil ao superior, envolvendo 15 mil alunos de várias faixas etárias, depois de 18 meses sem aulas. O presidente do Sindicato das Escolas Particulares, Elio Soares Ribeiro explica que as aulas serão iniciadas com incertezas sobre as aulas, totalmente, presencial. Ele lembra que o decreto publicado em maio de 2021 determinou que as aulas voltassem pelo sistema hídrico, com aulas presenciais e outras remotas, em rodízio, desde que respeitada distancia de 1,6 metro de cada aluno. Porém, agora voltarão sem saber o que está em vigor.
Elio Soares explica que se persistir em manter o distanciamento entre carteiras, de 1,6 metro, complicará a situação, pois nem todas escolas tem espaço suficiente para atender essa demanda. Porém outro problema que o deixa preocupado é o risco de novas restrições sanitárias, pois entende que as escolas particulares não suportariam continuar sem funcionar por mais um ano, pois desde março de 2020, com o início da pandemia coronavírus, que isso passou a ocorrer. O presidente salienta que a rede particular tem uma força muito grande em Montes Claros, na geração de empregos e renda e aquece a economia municipal.
Unimontes define normas para retorno das aulas
A Universidade Estadual de Montes Claros inicia hoje, o primeiro semestre letivo de 2022 e por isso, com o objetivo de discutir as medidas a serem adotadas para o bom andamento das atividades, e divulgar as informações detalhadas sobre o calendário letivo a ser cumprido, a reitora em exercício da Unimontes, professora Ilva Ruas Abreu, realizou uma reunião com os diretores de Centros de Ensino e representantes das Pró-reitoras de Ensino e de Planejamento, Gestão e Finanças, na manhã desta sexta-feira (28/1), no gabinete da Reitoria.
O encontro contou com as presenças das pró-reitoras de Ensino, professoras Helena Amália Papa e Andrea Jakubaszko (adjunta); do pró-reitor de Planejamento, professor Aloysio Vieira; e dos diretores dos Centros de Ensino: professor Jânio Marques Dias (Centro de Ciências Humanas/CCH) professora Nair Amélia Prates Barreto (Centro de Ciências Biológicas e da Saúde/CCBS) professor Guilherme Barbosa Vilela (Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas/CCET) e professora Maria Ângela Figueiredo Braga (Centro de Ciências Sociais Aplicadas/CCSA).
Na oportunidade, a professora Ilva Ruas de Abreu afirmou que, conforme disposto no calendário acadêmico, definido por meio de resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx), o primeiro semestre letivo na Universidade começa oficialmente em primeiro de fevereiro, sendo estabelecido que nesta data, os professores deverão retomar o trabalho presencial na Universidade para as atividades de organização e planejamento das atividades docentes. “Conforme o calendário acadêmico aprovado pelo CEPEx, a partir de primeiro de fevereiro, todos os professores da Unimontes deverão estar à disposição dos referidos Departamentos e colegiados de cursos para a organização e planejamento das atividades letivas”, afirmou a reitora em exercício.
Ela destacou que é preciso deixar claro que, de acordo com o calendário acadêmico, no dia primeiro de fevereiro, somente os professores deverão retomar às suas atividades na universidade. O calendário aprovado pelo CEPEx estabelece que o início das aulas para os alunos deverá ocorrer a partir de 21 de fevereiro.
No encontro, a reitora em exercício enfatizou que a Unimontes adotou todos os cuidados e medidas preventivas contra a transmissão do novo coronavírus para o início do semestre letivo e retorno dos professores ao trabalho presencial. “O nosso objetivo é que o retorno dos professores às suas atividades acadêmicas, bem como a volta às aulas pelos alunos, seja da forma mais tranquila possível, com o máximo de segurança. Para isso, a Universidade adota todos os cuidados para garantir a saúde e o bem-estar dos docentes, estudantes e dos servidores técnico-administrativos”, assegurou.
Ela afirmou que a Unimontes acompanha atentamente o cenário dos casos de Covid-19 no município e do Estado e cumpre integralmente as medidas restritivas previstas nos decretos municipais e estaduais. Lembrou que a resolução do CEPEx (Nº 105/2021), que estabelece o calendário escolar/2022, prevê “possíveis alterações e adequações diante o período da situação de pandemia da Covid-19, e suas consequências”.
Ainda durante a reunião, a pró-reitora Helena Papa e o pró-reitor Aloysio Vieira explicaram sobre as medidas e cuidados preventivos para garantir a segurança da comunidade acadêmica no retorno às atividades do primeiro semestre de 2022. Os diretores de centro também debaterem o assunto e apresentaram sugestões para aprimorar os cuidados preventivos na volta às aulas.
A Unimontes conta com um Comitê Gestor, responsável pelas questões relativas à Covid-19, ao qual compete estabelecer os procedimentos para o cumprimento dos protocolos internos na instituição, em consonância com os decretos e protocolos sanitários estabelecidos pelos conselhos superiores, pelos municípios da área de abrangência da Universidade e pelo Governo do Estado. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)