Com o intuito de melhorar a qualidade de vida nas comunidades, com foco na captação e manejo da água de chuva, tanto para o consumo humano quanto para a produção de alimentos saudáveis, a Prefeitura de Montes Claros liberou mais de R$ 500 mil reais, provenientes do Fundo Único de Meio Ambiente (FAMMA), para financiar a construção de barraginhas, barramentos e sistemas de captação de água de chuvas. Estão sendo fomentados 32 projetos, aprovados no chamamento público do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Recursos Renováveis de Montes Claros (Codema).
Com os recursos, diversas famílias de dezenas associações urbanas e rurais estão sendo beneficiadas. “A construção de barraginhas é importante, pois, além de captar enxurradas, proporciona a infiltração da água das chuvas no terreno, reabastecendo os lençóis freáticos, consequentemente abastecendo as nascentes; e ainda controla erosões”, explicou o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento de Montes Claros, Osmani Barbosa.
Segundo o secretário, as associações comunitárias rurais de São João II, Riachinho, Mato Verde e Rio do Sítio já construíram as 98 barraginhas que foram acordadas, e as demais associações beneficiadas deverão concluir suas barraginhas nas próximas semanas. “O Fundo Ambiental vem contribuindo e muito com a natureza e melhorando a vida de milhares de famílias. Nos últimos anos, a Prefeitura destinou mais de R$ 1,2 milhão para dezenas de entidades e associações, gerando emprego e renda e preservando o meio ambiente”, informou o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Soter Magno. (Ascom PMMC)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)