Montes Claros fica em 48º lugar no ranking do ENEM - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Montes Claros fica em 48º lugar no ranking do ENEM

GIRLENO ALENCAR

O município de Montes Claros ficou em 48º lugar no ranking nacional no Estudo de Análise da Evolução e Disparidades nas notas do Enem, realizado pela Edtech AIO Educação. O primeiro lugar nacional ficou com Viçosa (MG), com 627,49 pontos.

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorreram nesse domingo (5) e prosseguem dia 12. Minas Gerais, com seus mais de 358 mil inscritos, chega com um forte cartão de visitas: pelo terceiro ano consecutivo (2020 a 2022): é de MG a maior média de pontuação por escola no Enem, assim como a liderança no ranking de colégios com melhores médias de notas da redação.

As informações são do estudo “Análise da evolução e disparidades nas notas do Enem”, realizado pela Edtech AIO Educação, com recortes que os pesquisadores fizeram com dados de desempenho colhidos do Serviço de Acesso a Dados Protegidos (Sedap) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O detalhamento foi divulgado em primeira mão pelo jornal O Globo. Pela plataforma da AIO Educação, é possível consultar os dados do Enem por escola, partindo do nome da instituição de ensino ou código Inep.

Outro levantamento, desta vez, ressaltado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) a partir dos indicadores de nota média entre todas as cinco provas no Enem dos alunos formandos do ensino médio, revela que, no ranking de municípios com melhores notas no exame nacional, Minas Gerais tem sete municípios entre os dez primeiros colocados (Viçosa, Ipatinga, Nova Lima, Belo Horizonte, Barbacena, Itaúna e Juiz de Fora). Já entre os 20 melhores desempenhos, são 14 cidades mineiras bem posicionadas (além das sete já citadas, entram também Pouso Alegre, Sete Lagoas, São João del-Rei, Divinópolis, Poços de Caldas, Itajubá e Ubá).

A fonte dos indicadores mencionados pelo CLP é o Ranking de Competitividade dos Municípios (Inep 2022), que considera os 410 maiores municípios do país – aqueles com mais de 80 mil habitantes. “Esse resultado mostra o trabalho conjunto de estudantes, professores e gestores escolares de todas as redes. Temos que reconhecer o esforço de toda a comunidade escolar, da direção aos Auxiliares de Serviços de Educação Básica (ASBs), que colaboram diariamente para o avanço da educação mineira. Na rede estadual pública de ensino, temos que destacar os investimentos realizados, desde o início desta gestão, em merenda de qualidade, infraestrutura e equipamentos. Tudo isso gera bons resultados lá na ponta”, afirma o secretário de Estado de Educação (SEE), Igor de Alvarenga.