Montes Claros faz estudos sobre fauna na lagoa interlagos - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Montes Claros faz estudos sobre fauna na lagoa interlagos

GIRLENO ALENCAR

A Prefeitura de Montes Claros abriu licitação para contratar uma empresa de serviços técnicos ambientais de elaboração do Programa de Manejo de Fauna, compreendendo inventariamento, resgate e/ou monitoramento, execução do Plano de Resgate/Afugentamento de Fauna e elaboração de Estudos Faunísticos em duas campanhas amostrais de seca e chuva, necessários para a realização da obra de desassoreamento da Lagoa de Interlagos, no Município de Montes Claros, considerando, também, o detalhamento.

Exige-se a elaboração do Estudo Faunístico, com dados primários e secundários, e dos Planos de Resgate/Afugentamento, Inventariamento e Monitoramento da Fauna; obtenção das autorizações para o manejo de fauna, terrestre e aquática, junto ao órgão ambientais competentes, incluindo o pagamento de taxas e emolumentos; execução do Plano de Resgate/Afugentamento de Fauna, no período de seis meses, considerando os a realização de treinamento da equipe de execução da obra de desassoreamento da Lagoa de Interlagos; disponibilização de tenda de atendimento, de equipamentos/materiais, de medicamentos, veículos e demais itens necessários para a intervenção e contenção da fauna durante a execução da obra.

Trimestralmente deverá ser gerado um relatório das atividades realizadas sobre o afugentamento e resgate da fauna realizado no local ao término do afugentamento deverá ser gerado um relatório consolidado com os resultados obtidos durante a execução da obra; Demais serviços que se fizerem necessários para realização do Resgate/Afugentamento de Fauna.

A licitação marcada para dia 19 de janeiro foi suspensa, pois a da empresa Terra Consultoria em Meio Ambiente Ltda questionou que o certidão de assistência técnicas deveria ser do profissional e não da empresa. O argumento foi acatado.  O coordenador de Apoio Administrativo da secretaria de meio ambiente Carlos dos Viana Ribeiro Guedes Geraldo deu parecer de que o entendimento da empresa Terra Consultoria em Meio Ambiente Ltda. está correto, neste sentido, a CAT exigida tem de ser do profissional. Com isto uma nova data será marcada.

Um estudo realizado por Rafael Majuste, Cleber Antunes Cruz, Rodrigo Oliveira Pessoa e Patrick Leonardo Nogueira da Silva em 2014 identificou a riqueza da avifauna no reservatório Interlagos, em Montes Claros/MG, por meio de observações de forma a verificar a variação na quantidade de indivíduos e das espécies no período de junho/2008 a novembro/2008, com a contagem das aves aquáticas. Foram feitos através de pontos fixos. As espécies observadas foram distribuídas em quatro ordens, cinco famílias e seis espécies, resultando em 4.167 indivíduos registrados. A preservação do reservatório Interlagos é relevante para a preservação da avifauna aquática da cidade de Montes Claros. Portanto, a área encontra-se intensamente impactada pela ação antrópica de forma que se faz necessário o desenvolvimento de projetos de reflorestamento, baseados no conhecimento da avifauna local. No ano de 2018 o Ibama estabeleceu uma condicionante  para a retirada das tabuas no leito da lagoa a uma medida de proteção aos patos pretos existentes no local e que corriam risco de serem dizimados, caso perdessem seu habitat.