Montes Claros está entre as cidades com melhores índices educacionais do país - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Montes Claros está entre as cidades com melhores índices educacionais do país

A educação pública de Montes Claros é destaque no Ranking de Competitividade dos Municípios 2023, publicado pelo Centro de Liderança Política (CLP), que visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão.

Conforme o levantamento, que é publicado anualmente, Montes Claros subiu 30 posições em relação a 2022 e ocupa a 144ª posição na colocação geral do Brasil. Na Educação, o Município avançou 43 posições e passou a ocupar o 83º lugar em “Qualidade da Educação”, demonstrando que vem investindo em medidas que fortalecem e impactam tanto o desenvolvimento econômico quanto social, no âmbito educacional.

O pilar Educação possui o segundo maior peso do ranking (11,5% do total), sendo complementado ainda pelo pilar Capital Humano. Enquanto Educação avalia as condições atuais da educação no País, o de Capital Humano examina o nível educacional dos indivíduos que já estão no mercado de trabalho e seu impacto sobre a produtividade da economia, além de aspectos ligados à inserção da mão de obra no país.

Apontando a Educação como setor potencial em Montes Claros, o ranking avaliou taxa de frequência líquida e qualidade dos ensinos Fundamental e Médio, além do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Conforme o CLP, as graves deficiências na educação do país estão entre os principais desafios para a melhoria da competitividade dos municípios brasileiros, minando tanto o potencial de desenvolvimento econômico quanto social. Assim, o acesso à educação configura-se como condição básica para mensurar a competitividade de um município. “Um município que cumpre a missão de garantir educação à população deve ter um bom desempenho em nível de oferta, alinhado à boa qualidade do serviço”, avalia o relatório.

Apesar dos avanços apontados no ranking, a secretária municipal de Educação, Rejane Veloso, explica que o Município tem o desafio de ampliar a oferta, garantindo que todas as crianças tenham acesso ao ensino de qualidade. “Para alcançar essa meta, que é prioridade para o Município, a Prefeitura de Montes Claros está investindo fortemente na qualificação profissional e na melhoria da estrutura e dos serviços, para atrair e manter os alunos na escola”, ressalta.

Entre as melhorias apontadas pela secretária está a cobertura 100% do transporte escolar. “O serviço é acompanhado por monitoras treinadas, em todos os bairros da cidade e também nos distritos e comunidades rurais, garantindo o traslado dos alunos com segurança e conforto”, aponta.

Os alunos também recebem material escolar com mochila e todos os itens necessários, de acordo com a idade e série em curso, e alimentação de qualidade, preparada com orientação e acompanhamento de nutricionistas, utilizando produtos da agricultura familiar, sem nenhum tipo de ultraprocessado. “Para muitos alunos essa é a principal fonte de alimentação e temos todo o cuidado para que seja adequada, nutritiva e gostosa”, ressalta a secretária.

Para equiparar o nível de aprendizagem as escolas municipais também disponibilizam aulas de reforço e atividades no contraturno, reduzindo a defasagem e oportunizando o desenvolvimento a todos os alunos. “O resultado são alunos com bons níveis de alfabetização e letramento. Algumas das nossas escolas, inclusive, alcançaram as notas mais altas na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) entre todas as escolas do município”, completa.

Outro importante registro nos últimos seis anos foi a redução da evasão escolar. Conforme registros, 117 alunos abandonaram os estudos em 2016. O número foi caindo gradativamente a cada ano e, em 2023, o dado foi zerado.  “À medida que o sistema municipal foi se estruturando, vimos não só aumentar o número de alunos matriculados, mas também a permanência dos alunos na escola. E depois que os psicólogos e assistentes sociais foram integrados à equipe escolar, passamos a realizar a busca ativa, inclusive com visitas domiciliares, para garantir que nenhuma criança fique fora da escola”, ressalta.

Também foram ampliadas as vagas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), inclusive com a formação de turmas especiais voltadas para atender as famílias de catadores de materiais recicláveis que integram o programa Recicla aos Montes.

Para dar conta de receber os alunos com qualidade e conforto, Rejane explica que o município está investindo na reforma e construção de novos prédios escolares. “As unidades estão sendo reformadas e ganhando mais salas de aulas, novas quadras, novos pátios e refeitórios, tudo com acessibilidade. Já os novos prédios estão sendo construídos com todos os recursos e equipamentos necessários para oferecer uma educação de qualidade e acolher os alunos da maneira adequada”, conclui. (Ascom PMMC)