Montes Claros está em 67º lugar de cidades empreendedoras - Rede Gazeta de Comunicação
Montes Claros está em 67º lugar de cidades empreendedoras

O município de Montes Claros ficou na 67º colocação entre as 100 cidades empreendedoras do Brasil, em índice elaborado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), instituição vinculada ao Ministério da Economia e a Endeavor, que é uma organização global de incentivo ao empreendedorismo. O “Índice de Cidades Empreendedoras” foi divulgado na última quinta-feira, 28 de janeiro e se baseia em dados de 2020. Além de Montes Claros, sete municípios mineiros aparecem no ranking da pesquisa produzida pela parceria Enap/Endeavor: Belo Horizonte (14º lugar), Uberlândia (30º), Betim (48º), Uberaba (49º), Contagem (50º), Juiz de Fora (78º) e Ribeirão das Neves (91º).

No quesito ambiente regulatório,  com o tempo de processos para abertura de empresas e tributação municipal,  Montes Claros ficou em 60º lugar nacional e quarto estadual, atrás de Uberlândia, Contagem e Belo Horizonte. No quesito Infraestrutura, que avalia transportes e condições urbanas, entre outros aspectos, Montes Claros ficou em 76º lugar nacional e quarto em Minas Gerais, atrás de Belo Horizonte, Uberaba e Uberlândia. No quesito Mercado, que avalia desenvolvimento econômico e clientes potenciais, Montes Claros ficou em 86º lugar nacional e sexto estadual, atrás de Betim, Contagem, Uberlândia, Uberaba e Belo Horizonte. No quesito acesso a capital, com base nas operações de crédito, Montes Claros ficou em 64º lugar nacional e quarto estadual, atrás de  Uberlândia, Juiz de Fora e Uberaba.

Na Inovação, com base no número de profissionais de ciência e tecnologia e número de patentes registradas, Montes Claros ficou em 80º lugar e sexto lugar em Minas Gerais, atrás de  Belo Horizonte, Uberlândia, Uberaba, Betim, Contagem e Juiz de Fora.  No Capital Humano, que aponta o acesso a mão de obra qualificada, Montes Claros obteve a melhor classificação, com 39º lugar a nível nacional e quarto estadual, atrás de Juiz de Fora, Belo Horizonte e Uberlândia. No quesito Cultura Empreendedora, de probabilidade de abertura de empresas, Montes Claros teve o pior resultado, em 92º lugar nacional e quinto em Minas Gerais, atrás de Contagem,  Uberlândia, Belo Horizonte e Betim.

O “Índice de Cidades Empreendedoras” tem o intuito de analisar o ambiente de negócios das 100 cidades brasileiras mais populosas, para mostrar aquelas que oferecem as condições mais propícias para o desenvolvimento de empreendimentos. O estudo ainda aponta os aspectos a serem desenvolvidos e como esses municípios podem criar melhores condições para o desenvolvimento do empreendedorismo.

Foram analisados dados públicos e governamentais consolidados, como o produto interno bruto de cada município, e coletadas informações de diversas entidades, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre outros. Diogo Costa, presidente da Enap e Camilla Junqueira, Diretora Geral da Endeavor, explicam que “a crise iniciada em 2020 pelo novo coronavírus impôs, para governos de todo o planeta, o desafio e a responsabilidade de salvar vidas. Também impactou os cenários econômico, educacional, fiscal e cultural. Nesse contexto, sabemos que vocês, que assumem ou renovam os seus mandatos agora, irão enfrentar obstáculos sem precedentes”.

Salientam que é preciso adotar políticas para a retomada do crescimento econômico, para recuperar o aprendizado perdido pelos estudantes, para preservar a saúde fiscal dos municípios, para geração de empregos, atração de novos negócios, dentre tantos outros. Nós gostaríamos de reforçar: vocês não estão sozinhos nesta jornada. A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) oferece capacitação para que gestores e servidores públicos de todo o país sejam capazes de diagnosticar e aplicar as melhores estratégias para lidar com cada um dos seus desafios. A Endeavor acelera empreendedores e empreendedoras de alto impacto para que eles e elas acelerem o crescimento econômico do país por meio da geração de empregos e renda, da competitividade e da inovação. (GA) 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: