“Montes Claros e Pirapora se destacam no ranking da energia solar”, aponta Gil Pereira - Rede Gazeta de Comunicação
“Montes Claros e Pirapora se destacam no ranking da energia solar”, aponta Gil Pereira

Dados técnicos indicam cidades recordistas em unidades consumidoras (UCs) da geração distribuída (GD)

Montes Claros ocupa a 5ª posição na relação dos municípios brasileiros com mais unidades consumidoras (UCs) que recebem crédito de energia solar (sistema de compensação) na modalidade de geração distribuída (GD). Porém, a liderança é da também norte-mineira cidade de Pirapora, seguida de Florianópolis (SC), Campo Grande (MS) e Teresina (PI).

O país superou a marca de 3 milhões de UCs, somente oito meses após o mercado haver ultrapassado o montante de 2 milhões de consumidores beneficiados pela fonte de energia limpa e renovável, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O total de usinas fotovoltaicas de GD no país (micro e minigeração) é no momento de

2,073 milhões.

Trabalho supera uma década

“Os números mostram a liderança do nosso Estado também nesta excelente evolução, especialmente o Norte de Minas, graças à luta parlamentar que iniciei há mais de 10 anos, através da criação de leis de incentivos ao setor. São 628,5 mil UCs, correspondentes a cerca de 20,88% do total no Brasil”, explicou o deputado Gil Pereira, que preside a Comissão de Minas e Energia, da Assembleia Legislativa.

A maior parte das 3 milhões de unidades consumidoras pertencem à classe de consumo residencial, com cerca de 2,061 milhões de clientes, cerca de 2/3 do total. O mercado conta, ainda, com 557 mil consumidores comerciais, 320 mil rurais e 58,6 mil industriais.

Liderança de Minas Gerais

Assim como acontece com o critério da potência instalada em GD no Estado (3,104 GW), MG é líder em número de consumidores beneficiados pela geração solar distribuída, com 628,5 mil clientes. São Paulo (390,3 mil), Rio Grande do Sul (352,7 mil), Paraná (243 mil) e Bahia (171,5 mil) completam os cinco maiores mercados nacionais.

O município com mais UCs do país é Pirapora, onde 806 sistemas fotovoltaicos beneficiam mais de 40,8 mil consumidores. Na sequência, aparecem as cidades de Florianópolis (SC), Campo Grande (MS), Teresina (PI) e Montes Claros, com 37,9 mil, 31,9 mil, 25 mil e 24,7 mil unidades consumidoras, respectivamente. (CARLOS HUMBERTO – Colaborador)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: