Dados técnicos indicam cidades recordistas em unidades consumidoras (UCs) da geração distribuída (GD)
Montes Claros ocupa a 5ª posição na relação dos municípios brasileiros com mais unidades consumidoras (UCs) que recebem crédito de energia solar (sistema de compensação) na modalidade de geração distribuída (GD). Porém, a liderança é da também norte-mineira cidade de Pirapora, seguida de Florianópolis (SC), Campo Grande (MS) e Teresina (PI).
O país superou a marca de 3 milhões de UCs, somente oito meses após o mercado haver ultrapassado o montante de 2 milhões de consumidores beneficiados pela fonte de energia limpa e renovável, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O total de usinas fotovoltaicas de GD no país (micro e minigeração) é no momento de
2,073 milhões.
Trabalho supera uma década
“Os números mostram a liderança do nosso Estado também nesta excelente evolução, especialmente o Norte de Minas, graças à luta parlamentar que iniciei há mais de 10 anos, através da criação de leis de incentivos ao setor. São 628,5 mil UCs, correspondentes a cerca de 20,88% do total no Brasil”, explicou o deputado Gil Pereira, que preside a Comissão de Minas e Energia, da Assembleia Legislativa.
A maior parte das 3 milhões de unidades consumidoras pertencem à classe de consumo residencial, com cerca de 2,061 milhões de clientes, cerca de 2/3 do total. O mercado conta, ainda, com 557 mil consumidores comerciais, 320 mil rurais e 58,6 mil industriais.
Liderança de Minas Gerais
Assim como acontece com o critério da potência instalada em GD no Estado (3,104 GW), MG é líder em número de consumidores beneficiados pela geração solar distribuída, com 628,5 mil clientes. São Paulo (390,3 mil), Rio Grande do Sul (352,7 mil), Paraná (243 mil) e Bahia (171,5 mil) completam os cinco maiores mercados nacionais.
O município com mais UCs do país é Pirapora, onde 806 sistemas fotovoltaicos beneficiam mais de 40,8 mil consumidores. Na sequência, aparecem as cidades de Florianópolis (SC), Campo Grande (MS), Teresina (PI) e Montes Claros, com 37,9 mil, 31,9 mil, 25 mil e 24,7 mil unidades consumidoras, respectivamente. (CARLOS HUMBERTO – Colaborador)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)