Montes Claros é destaque nacional em indicadores sociais e econômicos - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Montes Claros é destaque nacional em indicadores sociais e econômicos

A Prefeitura de Montes Claros tem investido, nos últimos anos, para fomentar o crescimento e o desenvolvimento do Município, e vem alcançando bons resultados, confirmados por diversos levantamentos e pesquisas nacionais. A alta nos indicadores de diversas áreas evidencia o avanço econômico e social de Montes Claros, melhorando a vida das pessoas em todas as regiões da cidade, inclusive na zona rural.

Um dos destaques obtidos foi na Educação. Levantamento divulgado pelo Ranking de Competitividade dos Municípios 2023 apontou a maior cidade do Norte de Minas em 11º lugar entre as cidades do país com mais de 400 mil habitantes, no quesito Qualidade da Educação. A avaliação levou em conta a nota média obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além dos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e no Ensino Médio.

Na Saúde, Montes Claros também figura entre as melhores do país. O município ficou em quinto lugar na área de Saúde, no “Índice de Desafios da Gestão Municipal”, da consultoria Macroplan, divulgado em 2021. No ranking geral, Montes Claros apareceu como a 26ª melhor cidade para se viver.

Também na área da Saúde, a ampliação de equipes de saúde da família fez com que a cidade se tornasse a primeira colocada no país em cobertura na atenção primária. Em 2021 a cidade apareceu com o maior percentual do Brasil (98%) de população cadastrada nas equipes da ESF (Estratégia de Saúde da Família).

Outro destaque da cidade foi no Saneamento Básico. Levantamento do Instituto Trata Brasil colocou Montes Claros entre as 20 cidades do Brasil com melhor sistema de saneamento básico para a população. O levantamento, realizado em 2023, levou em consideração os critérios estabelecidos pelo novo Marco Legal de Saneamento (Lei Federal 14.026). No ranking das 100 cidades mais populosas do país, Montes Claros aparece em 16º lugar. A maior cidade do Norte de Minas figura com bons índices em todos os quesitos avaliados. No acesso à água, Montes Claros aparece com 85,56% da população atendida. Com relação ao acesso a esgoto, o percentual está em 87,79% da população. No tratamento de esgoto, Montes Claros possui uma população atendida na margem de 80,94%. Já no investimento médio, a cidade possui um dos maiores índices do ranking, investindo R$ 278,35 por habitante, nesse quesito.

Os investimentos em áreas estratégicas geraram resultados sociais e também colocaram a maior cidade do norte de Minas no caminho do desenvolvimento econômico. Em 2023 Montes Claros foi apontada entre as cinco cidades que mais crescem em Minas Gerais (https://www.quintoandar.com.br/guias/cidades-que-mais-crescem-em-minas-gerais/). O levantamento levou em conta dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nos índices de expansão populacional e econômica. A maior cidade do norte de Minas ficou na quinta posição.

A chegada de grandes empresas comprova o bom momento da região. Um dos mais importantes jornais mineiros, o Estado de Minas, destacou a concretização de Montes Claros como um dos grandes polos farmacêuticos do estado e do país. De acordo com o jornal, a atração de três grandes fábricas de medicamentos totaliza R$ 2,5 bilhões em investimentos, com a criação de 2.200 empregos diretos e 1.500 indiretos, sendo elas: a Eurofarma, a Cristália e a Hipolabor.

E por falar em empregos, os números do último levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) deste ano mostram o melhor desempenho da cidade desde 2022.

Segundo o estudo do Ministério do Trabalho e Emprego, que utiliza informações enviadas pelos próprios empresários, as empresas instaladas em Montes Claros criaram, em maio de 2024, 806 novos novos postos de trabalho. Para se ter uma ideia, foi o maior saldo identificado em Montes Claros desde o mês de maio de 2022, quando foram criados 1.023 novos postos de trabalho. Já no acumulado do ano, são 22.757 trabalhadores contratados, 21.275 demitidos e saldo de 1.482, o que dá uma média de 247 novas vagas por mês. (BRUNO ALBERNAZ)