GIRLENO ALENCAR
A cidade de Montes Claros está sendo atendida pela rede de cooperação sino-brasileira de Medicina Tradicional para o Enfrentamento da Covid-19, conforme convênio firmado entre a Unimontes e a Nanjing University of Chinese Medicine (NJUCM). Essa é apenas um dos frutos mais recentes de um trabalho que conta com a participação, apoio e articulação da Prefeitura de Montes Claros. Um dos primeiros passos dessa aproximação Montes Claros/China foi dado em 2019, durante a realização da 24ª Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços de Montes Claros (Fenics), quando a Prefeitura promoveu o I Seminário de Inovação China-Brasil, que contou com a participação de representantes de mais de 20 grandes empresas chinesas, entre instituições financeiras, companhias de energia, siderúrgicas e fabricantes de celulares.
A proposta do encontro foi promover a aproximação econômica e comercial entre Brasil e China, fomentando a comunicação entre empresas chinesas e brasileiras e o governo de Minas Gerais. Agora, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) está oferecendo certificações e cursos de formação 100% online, com o objetivo de preparar alunos e profissionais para o mercado de trabalho nas mais diversas áreas da computação, administração e gestão em TI. Os cursos resultam da parceria celebrada com a empresa chinesa Huawei e serão abertos a toda a comunidade acadêmica: docentes, discentes e servidores técnico-administrativos.
Em dezembro daquele ano, na cidade do Rio de Janeiro, foi promovido o “Seminário sobre Inovação para Comércio Internacional de Serviços”, que reuniu representantes do governo chinês, do Ministério da Economia do Brasil, e dos governos estaduais de Minas, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Nessa ocasião, a Prefeitura de Montes Claros foi representado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Edilson Torquato, que também representou a Unimontes no evento. Segundo o secretário, a Prefeitura vem trabalhando para fortalecer os vínculos com o país oriental, especialmente com Taizhou, localidade chinesa com quase 5 milhões de habitantes, considerada cidade irmã de Montes Claros. Em maio deste ano, foi realizada uma reunião, de forma remota, entre o prefeito Humberto Souto e a vice-prefeita de Taizhou, que é uma referência no ramo de medicamentos, assim como Montes Claros. A ideia é que a troca de experiências entre as duas cidades venha fortalecer ainda mais a posição de Montes Claros como polo farmacêutico nacional.
Edilson Torquato explica que as ações de aproximação de Montes Claros com a China só puderam acontecer devido ao apoio da empresa Sam Metais e do Consulado Chinês no Rio de Janeiro. “Todas as ações realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo seguem a orientação do prefeito Humberto Souto, no sentido de fazer de Montes Claros uma cidade cada vez mais desenvolvida e com uma economia sempre mais robusta”, conclui.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)