A Prefeitura de Montes Claros divulgou o fluxograma de encaminhamento para a realização de cirurgias bariátricas em pessoas com obesidade grave. O procedimento obedece aos critérios da portaria 492/07 do Ministério da Saúde, assim como o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Sistema Único de Saúde (SUS).
A cirurgia é disponibilizada gratuitamente para o paciente com mais de 18 e menos de 65 anos de idade. O paciente deve possuir Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 35 kg/m² com comorbidades, ou acima de 40 kg/m². Para acesso ao procedimento, é obrigatório o acompanhamento do paciente na Atenção Básica ou Especializada durante o período mínimo de 2 anos, sendo dispensável a obrigatoriedade dessa espera se o paciente apresentar um IMC maior que 50 kg/m².
O tratamento disponibilizado gratuitamente pelo SUS inclui um programa completo, com acompanhamento multiprofissional que proporciona avaliação médica, nutricional e psicológica. Quem quiser ter acesso ao tratamento deve procurar a unidade de Estratégia da Saúde da Família (ESF) mais próxima de sua casa.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)