Montes Claros discute meio ambiente em roda de conversa - Rede Gazeta de Comunicação
Montes Claros discute meio ambiente em roda de conversa

Como parte das programações do Mês da Árvore, o secretário de Meio Ambiente de Montes Claros, Soter Magno, participou, através de videoconferência, de uma ampla discussão sobre Direito Ambiental, que teve a participação de acadêmicos, professores, doutores, doutorandos e mestres. A roda de conversa/palestra ambiental “O papel do estado: vivências montes-clarenses” abordou tanto o âmbito preventivo quanto punitivo, passando por recursos hídricos, educação ambiental e, principalmente, a importância da sociedade na preservação da Natureza para garantir a sustentabilidade de todas as espécies, inclusive a humana.

A explanação de Sóter Magno foi voltada à necessidade de conscientização da sociedade como um todo. “O ser humano tem de deixar o consumo insustentável, sabendo o que é essencial e que os desperdícios são prejudiciais à própria sobrevivência”, afirmou. A preocupação com as próximas gerações também foi destacada durante a aula de direito ambiental. Tanto o secretário municipal quanto os demais participantes foram enfáticos ao defender um pacto ambiental em prol da vida. “É preocupante. Precisamos de leis rigorosas e de pessoas capacitadas envolvidas no processo de recuperação das áreas degradadas. É uma satisfação imensa saber que não estamos sozinhos nesta luta”, afirmou Soter, lembrando que o tempo urge e que medidas enérgicas têm de ser tomadas o mais breve possível.

MÊS DA ÁRVORE – No dia 11 de setembro, Dia Nacional do Cerrado, será realizada a segunda blitz da Campanha Institucional de Prevenção a Incêndios Florestais, em Nova Esperança e na Serra da Sapucaia, com distribuição de folders, mudas e sementes, para conscientizar a população sobre a necessidade de prevenir queimadas. No dia 16 de setembro, Dia Mundial de Prevenção aos Desastres Naturais, haverá palestras em diversas instituições de ensino.

No dia 18, Dia Mundial da Limpeza, será realizada uma live sobre o projeto “Recicla aos Montes”, das 8 às 11 horas, em parceria com a Associação dos Biólogos (ABIO-NM) e associações de catadores de recicláveis. No dia 19, Dia Mundial da Limpeza das Águas, haverá caminhada ecológica às margens do Rio Pai João, com coleta de resíduos e apoio da equipe de servidores que atua nas praças e jardins, além de parceiros da Prefeitura.

No dia 21, Dia Nacional da Árvore, às 9 horas, será realizada uma live sobre “Áreas Verdes e Arborização Urbana”, em parceria com o curso de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Haverá, ainda, plantio de mudas de pau-brasil  na sede da Nova Prefeitura de Montes Claros, na avenida Magalhães Pinto. Do dia 27 ao dia 30 será ministrado um curso de educação ambiental nas associações de catadores de recicláveis. A duração será de quatro horas, com duas horas teóricas e duas horas de oficinas sobre produção de mudas. Será beneficiada uma associação por dia. (GA)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: