Montes Claros descentraliza testes rápidos contra HIV - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Montes Claros descentraliza testes rápidos contra HIV

Os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais passarão a ser realizados de forma descentralizadas, pelas equipes de Saúde da Família em Montes Claros, permitindo maior acesso da população. Antes, o serviço era centralizado no Centro de Referência em Doenças Infecciosas (CERDI) (Policlínica do Alto São João). A implantação dos testes rápidos na Atenção Básica faz parte de um conjunto de estratégias do Ministério da Saúde que tem por objetivo a qualificação e a ampliação do acesso da população brasileira ao diagnóstico e tratamento precoce.

Além do serviço oferecido pelo CERDI, que conta com equipe multidisciplinar composta de médicos, infectologista, biomédicos, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, agora o usuário vai poder procurar a ESF de referência para realizar o teste, além de fazer o tratamento, caso o diagnóstico seja positivo.

A Secretária Municipal de Saúde está capacitando todas as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município para a realização desses testes rápidos. Além de proporcionar mais qualidade de vida para o paciente testado positivo, o município vai poder controlar e monitorar melhor os números da sífilis, que tiveram um aumento significativo nos últimos tempos. 

Além do serviço oferecido pelo CERDI, que conta com equipe multidisciplinar composta de médicos, infectologista, biomédicos, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, agora o usuário vai poder procurar a ESF de referência para realizar o teste, além de fazer o tratamento, caso o diagnóstico seja positivo. Valéria Araújo, enfermeira e referência técnica dos testes rápidos da Atenção Primária afirma que o serviço de descentralização teve início em 2019, com a implantação em 57 equipes de Estratégia de Saúde da Família, mas, devido à pandemia, os treinamentos foram interrompidos. (GA)