Montes Claros deixa de participar do I Encontro dos Municípios-Polo do G52 - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Montes Claros deixa de participar do I Encontro dos Municípios-Polo do G52

GIRLENO ALENCAR

O município de Montes Claros deixou de participar do I Encontro dos Municípios-Polo do G52, que ocorreu segunda e terça-feira, em Natal (RN). O evento, organizado pela Sudene e  Ministério do Desenvolvimento Regional, reúne os 52 municípios que integram a rede de cidades intermediárias criada pela Sudene para viabilizar a interiorização de ações de desenvolvimento regional. A proposta é criar uma oportunidade para viabilização de parcerias e intercâmbio de experiências na gestão municipal, proporcionando aos participantes um ambiente de aproximação entre os municípios, entes federais, especialistas e instituições de fomento ao desenvolvimento regional.

Montes Claros é uma das cidades mineiras inseridas nesse projeto. O vice-prefeito, Guilherme Guimarães alega que a Prefeitura sequer foi convidada oficialmente para o evento e quando foi questionado pelo GAZETA, não dava mais tempo de comprar as passagens aéreas.  Durante os dias de evento, foram programadas apresentações institucionais, debates entre os prefeitos, exposições de instituições parceiras e uma mostra de produtos que caracterizam as atividades produtivas dos municípios. O ministro Rogério Marinho apresentou as ações da pasta envolvendo programas e projetos conduzidos na área de atuação da Sudene. A exposição é seguida por um debate entre o ministério, a Sudene e os prefeitos.

Pela tarde, ocorrem apresentações da superintendência, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Banco do Nordeste e Sebrae, com foco nas ações estratégias das instituições para 2022. A programação do segundo dia traz painéis temáticos, sendo o primeiro deles com o tema “Rotas da Integração Nacional e fortalecimento de capacidades governativas”. A exposição conta com a participação do MDR e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O momento seguinte aborda o assunto “Cidades Inteligentes, conectividade e 5G”, com a presença do MAPA e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O encontro do G52 também promove uma mostra de produtos, dando visibilidade às atividades de empreendedores de cada um dos municípios participantes, organizados por estado.

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) apresentará os resultados das operações do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), uma das maiores linhas de crédito para apoio aos microempreendedores, produtores rurais e empresas. A instituição bancária também vai tirar dúvidas dos prefeitos sobre acesso aos recursos pelo público. Da mesma forma que o ministério do Desenvolvimento Regional e a Sudene, o BNB participa do estabelecimento das diretrizes e prioridades da aplicação de recursos do fundo. Para 2022, o orçamento disponível para contratação em toda a área da Sudene é de R$ 26,6 bilhões. Já o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), parceiro da Sudene no evento, dará destaque às ações da instituição para oferecer capacitação aos empreendedores na área da Sudene.