Montes Claros define traçado do Anel Rodoviário Norte - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Montes Claros define traçado do Anel Rodoviário Norte

GIRLENO ALENCAR

A Prefeitura de Montes Claros, o Departamento de Estradas de Rodagens (DEER-MG) e a concessionária que administra o pedágio da BR-135 estão concluindo os estudos sobre o novo traçado do Anel Rodoviário Norte, que interligará as saídas de Janaúba (BR-251) com a de Januária (135), em obra a ser executada com os recursos da concessão. O Conselho municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema) já está analisando o pedido de licenciamento do primeiro trecho do anel, que interliga a BR-251 com a estrada da Produção com 2,8 quilometros de extensão. No dia 17 de agosto o governador Romeu Zema assinou o contrato com a Prefeitura de Montes Claros, onde o município assumiu a responsabilidade de dar o licenciamento da obra.

O vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães explica que o traçado original do Anel Rodoviário sofreu mudanças em razão da ampliação da área urbana da cidade, pois antes previa passar dentro do campus do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais, que não autorizou passar em sua área. Depois o traçado foi mudado para passar onde está atualmente o Conjunto Habitacional Rio do Cedro e foi necessário definir novo traçado. A previsão é que agora passe perto da Mineração Cros, a seis quilometro da cidade como forma de fugir das cavernas existentes no local e que dificultariam o licenciamento.

O governador Romeu Zema autorizou, no dia 16 de setembro, a inclusão do Anel Rodoviário Leste e Norte de Montes Claros no contrato de concessão da BR-135, administrado pela Eco 135. Com isso, serão investidos R$ 150 milhões em obras nos dois contornos, sendo R$ 100 milhões para o Anel Norte e R$ 50 milhões para o Leste, atendendo a uma antiga demanda da população. O principal objetivo do projeto é a implementação de um contorno rodoviário que vai retirar os veículos pesados em trânsito pela zona urbana do município, além de melhorar o acesso ao novo distrito industrial da cidade. A medida deverá gerar cerca de 2,8 mil empregos diretos e indiretos.

O Contorno Norte teve projeto de engenharia elaborado em 2010 pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas (DER/MG), já disponibilizado à Eco 135. A ordem de início para as obras está prevista para maio de 2024. O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, lembrou que a Parceria Público-Privada (PPP) com a concessionária Eco 135 foi uma alternativa para equacionar uma obra de R$ 205 milhões em um estado sem caixa para grandes investimentos. “Essa é a melhor forma e é o melhor caminho para que a gente possa ter investimentos no longo prazo”, afirmou.