Com entrada gratuita, a programação inclui os filmes “A Entrevista” (1966) e “Cristais de Sangue” (1977), ambos abordando temas ligados à opressão social e política das mulheres no Brasil durante momentos históricos conturbados
Amanhã (12), “Transgressoras Brasileiras do Cinema”, 24ª edição da mostra permanente Curta Circuito, apresenta uma sessão dupla, em Montes Claros. Com entrada gratuita, a programação inclui os filmes “A Entrevista” (1966) e “Cristais de Sangue” (1977), ambos abordando temas ligados à opressão social e política das mulheres no Brasil durante momentos históricos conturbados. As sessões são realizadas em parceria com o Cinema Comentado Cineclube, no Ibicinemas.
“A Entrevista”, dirigido por Helena Solberg, é um curta-metragem de 20 minutos que retrata as dificuldades enfrentadas pelas mulheres nos anos 60, em plena Ditadura Militar. O filme é conhecido por seu olhar crítico sobre a sociedade patriarcal da época. Já “Cristais de Sangue”, com direção de Luna Alkalay, é um longa-metragem de 83 minutos filmado na Chapada Diamantina. A obra mistura realismo fantástico com metáforas políticas, ilustrando a luta por liberdade e resistência em meio à repressão. A classificação indicativa para ambos os filmes é de 14 anos.
“Transgressoras Brasileiras do Cinema” traz obras que se alinham às questões inerentes à mulher e ao chamado contracinema, a resposta oposicional ao cinema clássico e tradicional, representada por obras que teriam as mulheres como autoras, seguindo na direção de um cinema experimental e vanguardista. E em se tratando do Brasil em plena ditadura militar, a inflexão proposta pelas cineastas também em relação à produção cinematográfica brasileira durante os anos de 1960 e 1980 representa uma quebra com alguns modos e estilos fílmicos, como a pornochanchada, também alterando radicalmente a forma objetificante como as mulheres eram representadas nos filmes.
Segundo Elpídio Rocha, atual presidente do Cinema Comentado, esta é uma oportunidade de conhecer o cinema brasileiro. “Esses filmes nos convidam a revisitar momentos importantes da nossa história por meio de uma narrativa sensível e artística, incentivando discussões que são extremamente relevantes nos dias de hoje”, afirma. Ao todo, serão sete filmes exibidos em Montes Claros, durante o mês de setembro, sempre na quinta-feira, às 21h, no Ibicinemas (Avenida José Corrêa Machado, 1079). O Curta Circuito também tem sessões em Araçuaí e Belo Horizonte, onde a programação segue até outubro.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)