GIRLENO ALENCAR
O Estado confirmou, ontem à tarde, que Montes Claros ficará na ‘Onda Vermelha’ e, com isso, poderá flexibilizar várias atividades produtivas, incluindo nisso a abertura do comércio para receber consumidores, mas respeitando as normas sanitárias. Também ontem o Comitê Local de Covid-19 se reuniu, pela primeira vez às 16 horas, quando propôs ao prefeito Humberto Souto a flexibilização do comércio. A secretária municipal de Saude, Dulce Pimenta, mostrou que os indicadores do mês de abril em Montes Claros foram satisfatórios, em relação a março, que foi gravíssimo e que os indicadores de Montes Claros não são melhores, em relação aos leitos, por causa dos pacientes de outras cidades da região.
Montes Claros é referência hospitalar para 85 municípios da região. Montes Claros está com 110% de ocupação de leitos Covid-19, tendo que usar leitos de UTI destinados a outras doenças. Na reunião do comitê local, a Associação Comercial e Industrial e a Câmara de Dirigentes Lojistas propuseram que fosse permitido maior tempo de funcionamento dos supermercados e padarias, pois, como podem atender consumidores até às 19 horas, isso provoca aglomeração. Se pudessem funcionar em mais horas, isso seria evitado. Também foi proposto que o comércio funcione com as portas abertas, mas limitando a quantidade de consumidores dentro das lojas. Todas as propostas foram encaminhadas ao prefeito Humberto Souto, que tomaria a decisão final e prometeu publicar novo Decreto Municipal com as normas. Como Montes Claros não aderiu ao Programa Minas Consciente, a partir de segunda-feira não teria qualquer impedimento, pois acabaria a Onda Roxa, que foi adotada de forma impositiva.
Ontem Montes Claros apresentou oito óbitos e 401 novos casos confirmados. Com isso, chega a 646 óbitos e 28.852 casos confirmados. O boletim mostra que está com 94% dos leitos de UTI Covid-19 ocupados e 73% dos leitos comuns de CTI do SUS. Na rede particular, 40% dos leitos Covid-19 estão ocupados. A taxa de letalidade é de 2,2% e a de mortalidade é de 157,8%; A taxa de incidência é de 98 para cada 100 mil pessoas e a taxa de prevalência é de 7.048,4 para cada 100 mil pessoas. Montes Claros teve 107.259 casos notificados, onde 6.475 estão em investigação. 7.834 pessoas estão em isolamento domiciliar e 239 pessoas internadas, sendo 190 de Montes Claros e 49 de outras cidades.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)