Montes Claros confirma dois casos de varíola dos macacos - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Montes Claros confirma dois casos de varíola dos macacos

Dois casos de varíola dos macacos foram confirmados em Montes Claros, no Norte de Minas. A informação consta no painel que mostra o monitoramento da doença divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Montes Claros, os pacientes não têm histórico de viagens e os casos não têm relação. Disse ainda que um dos positivos para a doença teve contato com quem viajou para alguns estados e o outro participou de um evento em Montes Claros, onde tinha pessoas de outros estados.

A SMS disse que o homem permaneceu 21 dias em isolamento e não apresenta mais sintomas da doença e que a mulher está isolada em casa e em estado estável. As pessoas que tiveram contato com os dois pacientes estão sendo monitoradas pelo município.

Varíola dos macacos

A varíola dos macacos é uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada. Os sintomas iniciais costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.

Usar máscaras, manter o distanciamento e a higienizar as mãos são formas de evitar o contágio pela doença, como informou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).