Montes Claros compra 10 mil testes rápidos de Covid - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Montes Claros compra 10 mil testes rápidos de Covid

A Prefeitura de Montes Claros esta comprando 10 mil testes rápidos de Covid em processo licitatório que aguarda a realização de audiência pública. A licitação tem como objeto o registro de preço para futura e eventual aquisição de testes rápidos atendendo a demanda de novos casos na cidade, conforme demanda da secretaria de Saúde do Município e exclusivo para participação de empresas de pequeno porte, microempresas e microempreendedor individual). A apresentação das propostas e dos documentos de habilitação ocorreu até às 8h, do dia 21 de dezembro de 2023, o processo licitatório nº 658/2023, é na modalidade pregão eletrônico nº. 277/2023, do tipo menor preço por item.

O Último boletim epidemiológico de Covid é de 7 de junho de 2023 e mostra que Montes Claros registrou 372.916 casos suspeitos notificados, sendo 212.282 (56,92%) em mulheres e 160.634 (43,08%) em  homens. Foram 98.367 casos confirmados e 1.098 mortes. A Investigação concluída foi de 274.394 casos e 189.042 exames negativos: 189.042. A Síndrome gripal laboratorial por exames de PCR Negativo foi de 45.559 e com teste rápido em 137.967.

O Covid-19 é um novo agente que causa a nova doença e a contaminação ocorre por tosse, gotículas de saliva, espirro, catarro, contato com pessoas contaminadas como aperto de mão, beijo e etc. O contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguindo de contato com a boca, nariz ou olhos também é uma forma de se contaminar. Os sintomas são idênticos da gripe comum, sendo agravante em pessoas de risco como: doentes, idosos, crianças e pessoas com baixa imunidade. Os principais sintomas são de febre, tosse (seca ou com catarro) e dificuldade para respirar. Nesse caso é indicado permanecer em observação em casa por no mínimo sete dias. Em caso de piora dos sintomas, procurar a Unidade de Saúde do seu bairro.

A  prevenção ideal é sempre manter  as mãos limpas e higienizadas, lavar com água e sabão ou higienizar com álcool em gel 70%, quando não houver possibilidade de lavagem. A orientação para taxistas e motoristas de aplicativo é manter sempre as janelas abertas e oferecer álcool em gel para passageiros, desinfetar portas, painel e maçanetas com álcool 70%, sempre após cada cliente. A mesma orientação vale para o transporte público. Manter as janelas sempre abertas e a limpeza será com álcool 70% a cada final de viagem pelo cobrador ou motorista. Evite horários de pico ao utilizar transporte público, utilize horários com menos aglomerações de pessoas.

Para as atividades físicas a indicação é fazer exercícios ao ar livre e com constante circulação de ar. Evitar locais com grande aglomeração de pessoas, como academias. As pessoas que chegarem de uma viagem internacional, ou de cidades brasileiras que tenham casos confirmados da doença mesmo sem nenhum sintoma, devem ficar em casa, por sete dias para observação. apenas em casos de febre, tosse e dificuldade para respirar é aconselhável procurar uma unidade de saúde do seu bairro.

%d blogueiros gostam disto: