Montes Claros avança com as metas exigidas para o Selo Unicef - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Montes Claros avança com as metas exigidas para o Selo Unicef

A Comissão Intersetorial do Selo Unicef, vinculada às Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde da Prefeitura de Montes Claros, além do Conselho Municipal de Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), participou nesta semana, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), de reunião promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com o Centro Dom José Brandão de Castro (CBJBC).

O encontro foi conduzido pela coordenadora de Assistência social da Amams, Laila Souza, e pela chefe do escritório do Unicef em Salvador para os estados da Bahia, Sergipe e Minas Gerais, Helena Oliveira, com participações da coordenadora de projetos do Centro Dom José Brandão de Castro (CBJBC) e da especialista em Políticas Públicas da Associação Brasileira de Ações Integradas para o Desenvolvimento Humano (ABRADH).

Representantes de 80 municípios norte-mineiros participaram do evento, que teve por objetivo contribuir para a melhoria dos processos de escuta de crianças e adolescentes que já foram vítimas ou testemunharam violências. A iniciativa faz parte das capacitações do Selo Unicef.

De acordo com Patrícia Jabbur, coordenadora municipal do Selo Unicef em Montes Claros, a maior cidade do Norte de Minas conta com um trabalho já avançado e articulado com a rede intersetorial no sentido de implementar a Lei da Escuta Protegida. “O objetivo é fortalecer e ampliar cada vez mais esse tipo de atendimento, garantindo a proteção e o acolhimento adequado às crianças e adolescentes vítimas de violência. Vale destacar que essa legislação é inovadora, já que estabelece mecanismos e princípios de integração das políticas de atendimento e propõe a criação de Centros de Atendimento Integrados para crianças e adolescentes”, afirma. (Ascom PMMC)