Montes Claros anuncia IPTU Verde para entrega de recicláveis - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Montes Claros anuncia IPTU Verde para entrega de recicláveis

GIRLENO ALENCAR

A Prefeitura de Montes Claros estará criando o IPTU Verde, onde os moradores da cidade terão desconto no valor do imposto, desde que participe da campanha de entrega voluntária de materiais recicláveis. O anuncio foi realizado na noite de quarta-feira pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Soter Magno, durante reunião do Lions Clube Montes Claros Sertanejo, que discutia o projeto `Recicla aos Montes`, implantado na cidade em 2019. Luiz Carlos Sampaio Santos, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, apresentou o projeto, onde mostrou que Montes Claros produz 7.000 toneladas de resíduos por mês e a meta é sensibilizar a população a reciclar pelos menos 2.000 toneladas. Atualmente são coletados 400 toneladas por ano de recicláveis, que são processados em quatro galpões e agora será criado mais um.

O presidente do Lions Clube Montes Claros Sertanejo, Jefferson Tolentino trindade explicou que o Lions Internacional priorizou a questão ambiental como prioridade e por isso, em Montes Claros o clube realizará campanha para sensibilizar a população. Ainda na reunião, Soter Magno explicou que em 2007 Montes Claros criou o Ecocrédito, onde paga aos produtores rurais pela conservação da natureza, tendo bons resultados, pois muitos produtores protegem as nascentes. A idéia é usar o mesmo modelo no material reciclado. Ele agradeceu ao Lions por aderir a campanha.

Luiz Carlos Sampaio dos Santos mostrou que Montes Claros recolhe os resíduos em 43 condomínios residenciais da cidade e chegará ainda esse mês a 47 condomínios. São colocados embalagens bags nos condomínios, para o morador colocar os resíduos e a Prefeitura faz o recolhimento do material e o entrega em um dos galpões. Ele lembra que toda quarta-feira é feita a coleta porta-a-porta, onde o morador colocar o seu lixo na porta de sua casa e o veiculo da Prefeitura recolhe e leva para o galpão de jurisdição da área.  O projeto funciona m caráter experimental no bairro Jardim Liberdade e que agora será ampliado para toda região dos Morada do Sol e Major Prates. Luiz salientou o impacto social desse projeto, pois tem catadores de recicláveis que conseguem de R$ 600,00 a R$ 1,9 mil por mês.