Montes Claros anuncia força tarefa para socorrer vítimas da tromba d’água - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Montes Claros anuncia força tarefa para socorrer vítimas da tromba d’água

GIRLENO ALENCAR

A Prefeitura de Montes Claros implanta hoje uma “Força Tarefa” com a participação das diversas secretarias municipais, para socorrer as vítimas da tromba d’água que ocorreu na sexta-feira e que causou os maiores danos em toda história da cidade. O foco principal é identificar as famílias que ficaram sem local para morar e que terão de comparecer aos CRAS para requererem os benefícios. A força tarefa foi anunciada pelo vice-prefeito Guilherme Guimarães, que no sábado percorreu alguns pontos da cidade, com a Defesa Civil Municipal, levantando os danos. A tromba d’água foi de apenas 15 milímetros e impressionou pela força do vento, que inclusive dobrou uma antena de celular no bairro Acácias (Grande Independência) e invadiu casas no bairro Raul Lourenço. No sábado a Prefeitura colocou o Ginásio Ana Lopes para abrigar as famílias que precisassem, mas nenhuma procurou o atendimento.

Na manhã de ontem, o 7º Batalhão de Bombeiros informou que as principais ocorrências atendidas estavam relacionadas a queda ou risco de queda de árvores, risco de desabamentos e perigo de eletrocussão. Os Bombeiros contaram com o apoio de outras Instituições para otimizar o serviço prestado à população, buscando restabelecer a normalidade com a maior brevidade possível. A Prefeitura Municipal auxiliou com o empenho de uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente, que atuou diretamente no corte de árvores, sobretudo àquelas caídas em via pública. A Defesa Civil Municipal se fez presente em locais com risco de desabamento, adotando as medidas cabíveis a cada caso.

Os funcionários da Concessionária de Energia Elétrica deram apoio em ocorrências de perigo de eletrocussão causado por fiação danificada, bem como em ocorrências de queda de árvore em contato com rede elétrica. Integrantes da MCTrans contribuíram no controle de tráfego e interdição de vias obstruídas por árvores caídas e/ou em locais de atuação de guarnições de bombeiros.  As guarnições de bombeiros atenderam, até o final do sábado, 45 ocorrências relacionadas ao período chuvoso sendo elas: sendo 13 Vistorias em árvore com risco de queda, 15 corte e poda de árvores, 12 risco de desabamento/desmoronamento/alagamento e cinco perigos de eletrocussão. Não houve registro de vítimas fatais e nem feridas.